Nós podemos reduzir a violência pela metade até 2030

A violência não somente causa prejuízos sociais e econômicos maciços, mas também corrói as instituições democráticas e prejudica direitos humanos fundamentais.  Entretanto, apesar de notícias assustadoras, houve progresso ao longo do último meio século na prevenção e redução de muitos tipos de violência. Embora a redução seja promissora, não há garantias de que a queda …

O que está por trás do leilão dos excedentes da cessão onerosa

Nos últimos meses, em razão das dificuldades fiscais vivenciadas pelos governos federal e subnacionais, vários debates sobre o leilão do excedente da cessão onerosa, que será realizado no dia 6 de novembro, têm sido escamoteados. Para além da entrada imediata de recursos fiscais, o leilão deve ser contextualizado à luz das transformações geopolítica, bem como …

Noturno do Chile

Para conhecer realmente a fundo qualquer período da história de um país, é necessário saber o que sua ficção já tivera antes a sabedoria de sinalizar, aquilo que em muitos casos fora antecipado pelo descompromisso imaginoso da arte. O que afinal é uma forma distinta entre o sonho e a coragem. A obra do chileno …

Em meio ao fake history e fake news, é tudo verdade

Como professor de uma universidade pública, fui insultado por defensores do governo como um privilegiado, vagabundo, que não produz nada para a sociedade. Então, apresento algumas percepções preliminares das minhas pesquisas sobre os benefícios que o governo tem feito para indígenas, pobres, favelados, negros, trabalhadores, aposentados, mulheres, LGBTs, estudantes, artistas, garantindo-lhes a mais ampla liberdade …

Apenas reagir ou inventar o Brasil que nós queremos?

O governo Bolsonaro combina elementos de uma sociedade disciplinar com técnicas neoliberais de uma sociedade de controle. Porém, não estamos relegados a uma distopia. Para Darcy Ribeiro, o povo brasileiro também pode inventar uma linha de força diversa, criadora. Inventar o Brasil que nós queremos. Com o reforço luminoso de Guimarães Rosa, nos perguntamos: como …

Coringa e o semblante da margem

O real é aquilo que frustra a representação. […] O real é o momento em que o semblante se torna mais real do que o real de que ele é o real. [Alain Badiou, Em busca do real perdido] Vinda que finda A tinta de pintar tristeza. [Chico César, Pétala por Pétala]   Joker (2019) …

O judiciário pune duplamente presas que são mães

Estamos no Fórum Criminal da Barra Funda. Ana atravessa o corredor de cabeça para baixo, algemada, trazida por um policial da carceragem até a porta da sala da audiência de custódia, onde permanece imóvel com a cara virada para a parede. É jovem, negra, mãe de dois filhos pequenos, e aguarda a chegada do defensor …

“Que rei sou eu?” – Os personagens nos enredos do Judiciário

Nos últimos dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a colocar em pauta as prisões em 2ª instância. O entendimento sobre a possibilidade de que réus que ainda não tivessem esgotado todos os recursos de defesa pudessem começar a cumprir pena de prisão havia mudado em 2016, no auge da Lava Jato. Na ocasião, o …

A única ameaça a Bolsonaro está na política institucional

Este outubro que o calendário encaminha para o fim é, deste lado do mundo, mais um desses meses que permanecerão durante muito tempo como parte de nossas características nacionais. Há muitos desses na história da América Latina, como o janeiro da Revolução Cubana, em 1959, o março da Guerra da Água, na Bolívia, em 2000, …

Angela Davis, a filósofa na cidade

Sócrates estava correto quando “afirmou que a razão de ser da filosofia é nos ensinar a viver de maneira apropriada. No nosso tempo, viver de maneira apropriada significa a libertação dos problemas urgentes da pobreza, necessidade econômica, doutrinação e opressão mental” (Angela Daivs, Lectures on Liberation)   Vire e mexe pessoas da comunidade acadêmica nos …

Future-se: A educação pública na mira no setor privado

Recentemente o Governo Federal apresentou um Projeto de Lei (PL) denominado “Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras” (Future-se), como uma resposta ao problema de financiamento das Universidades e Institutos Federais. O projeto é repleto de pontos “em aberto” e parte de uma diagnóstico impreciso sobre o funcionamento das Universidades Federais e seus problemas de …

Estado mínimo ou Estado incompetente?

O governo atual promoveu a maior fuga de capitais em 23 anos, totalizado em R$ 10,79 bilhões em agosto. Já os bancos lucraram R$ 109 bilhões entre julho de 2018 e julho de 2019. É o maior lucro do setor em 25 anos. Por seu turno, o magnata Joseph Safra ampliou o seu patrimônio em …

A hora e a vez das deepfakes no Brasil e no mundo

Uma grande agitação global teve início em torno dos perigos das chamadas deepfakes: simulações realistas de uma pessoa dizendo ou fazendo coisas que nunca foram feitas e que podem enganar o público, além de difamar e colocar em risco pessoas que já estão vulneráveis. Essas falsificações são geradas com técnicas de inteligência artificial cada vez …

Privilégio e crise geográfica urbana

Rosa Luxemburgo (1871-1919), filósofa alemã, previu uma crise final do capitalismo porque ele corroeria a si mesmo pela derrocada da capacidade aquisitiva dos trabalhadores. Isso faria cair a mais-valia pela baixa do consumo em massa da classe trabalhadora. Para suprir essa falta de mercado consumidor, a classe capitalista teria que expandir seus negócios para além …

Guerra comercial, petroleiros piratas e o vazamento de óleo

A guerra comercial e as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos sobre o Irã e a Venezuela caminham no sentido de obstaculizar a presença desses países no comércio exterior e nas finanças internacionais, as indústrias naval e petrolífera têm sofrido o impacto dessas medidas de formas mais aguda por meio da retaliação à circulação de …

A escola sob o dogma do mercado

Carlos Roberto Jamil Cury afirma que o princípio da gestão democrática é mais do que a eleição de diretores ou diretoras em escolas públicas. A gestão implica que os interlocutores dialoguem, tenham paciência na busca de respostas, que saibam construir uma boa educação com base na justiça. A gestão é democrática quando é encontro de …

Angela Davis: mudanças estruturais não virão dos processos eleitorais

“Se [Hillary] Clinton tivesse sido eleita, evitaríamos a crise da democracia que estamos vivendo nos Estados Unidos, mas isso não resolveria questões estruturais, como racismo e misoginia”, disse Angela Davis durante o encerramento do seminário internacional “Democracia em Colapso?”, realizado pela editora Boitempo e o Sesc São Paulo entre 15 e 19 de outubro, com …

Resistir é Refletir – Temáticas Sociais Contemporâneas

Nestes tempos sombrios, uma onda conservadora congela a alegria, conspira contra a liberdade, sufoca a democracia, e envolve o país do Oiapoque ao Chuí. Sem perspectiva, somos levados a uma polarização anacrônica que desperta um clima de ódio que paralisa a população pelo medo. Neste cenário, a iniciativa da socióloga e assistente social Márcia Moussallem, …

É papel da Filosofia ajudar a evitar o desastre

O presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia esteve na última semana no Brasil para participar do I Congresso da Sociedade Brasileira pelo Estudo da Filosofia Medieval, em Porto Alegre. Na ocasião, José Meirinhos, que também é diretor do Departamento de Filosofia da Universidade do Porto e presidente da Sociedad [ibérica] de Filosofía Medieval, defendeu a …

Bolsonaro: o fenômeno moral das classes médias

“Pretendo beneficiar um filho meu, sim”, respondeu o presidente Jair Bolsonaro sete dias depois de anunciar a indicação de filho mais novo (entre os três que são políticos), o deputado federal (PSC-SP) Eduardo Bolsonaro, para o cargo de embaixador brasileiro em Washington, nos Estados Unidos, no final de julho. “Se puder dar um filé mignon …

Deflação, o problema é mais sério do que parece

O Brasil registrou deflação em setembro de 2019, menor valor para um mês de setembro desde 1998. Isto tem gerado um debate na sociedade brasileira. Mas, afinal o que é deflação? Isto é bom ou ruim? Quais seus impactos e implicações? O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é medido pelo IBGE e mensura …

A extrema direita decolando no Uruguai

O Uruguai está atravessando um cenário eleitoral apertado, com vistas às eleições presidenciais de 27 de outubro. Os candidatos dos três principais partidos políticos do país, a Frente Ampla (coalizão de centro-esquerda atualmente no governo), o Partido Nacional e o Partido Colorado (centro-direita), estão no meio da campanha eleitoral. Neste cenário emerge um novo partido …

Rioprevidência e a financeirização dos fundos de aposentadoria

A crise financeira do Estado do Rio de Janeiro a partir do segundo semestre de 2014 só agora vem sendo discutida a fundo. Esta crise foi motivada por um somatório importante de causas, nas quais se destacam: a rapina da administração Sérgio Cabral e Pezão, e seus auxiliares diretos; o sobreendividamento do estado com grandes …

A desconstrução do planejamento na política neoliberal

Podemos conceituar o planejamento como uma atividade técnica (e política) institucionalizada, que a partir de dados históricos, estatísticos e teorias sócio-econômicas intenta interferir na realidade com o intuito de atingir objetivos e metas estabelecidas quantitativa e qualitativamente. Operacionalmente o planejamento, de maneira cíclica retroalimentando-se, pressupõe além de atividades de pesquisa e diagnóstico, atividades de planejamento …

A miséria da alimentação tóxica

“A soberania começa pela boca!” Eduardo Galeano Em 16 de outubro se celebra o Dia Mundial da Alimentação e a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO/ONU), que tem a missão de reunir os países na erradicação da fome no mundo. Desde a criação da FAO, a …

Os efeitos nefastos da reforma da Previdência

A Constituição brasileira, como se sabe, é do tipo rígida, exigindo um ritual solene e difícil para sua modificação. A aprovação de uma emenda constitucional reclama iniciativa restrita (art. 60 da Constituição) e aprovação por maioria qualificada de três quintos dos parlamentares, nas duas casas legislativas, em dois turnos. O que era para ser difícil, …

Lições do movimento municipalista internacional

No último domingo, a capital da Hungria elegeu seu novo prefeito, Gergely Karácsony, de centro-esquerda, derrotando assim o conservador István Tarlós. Além de governar Budapeste desde 2010, Tarlós disputava sua reeleição com o apoio do primeiro ministro, Viktor Orbán. Trata-se de uma derrota significativa imposta pela cidade de Budapeste à hegemonia da ultradireita no país, …

Ser professor no Brasil hoje

A segunda década do século XXI registra no Brasil, como no resto do mundo, uma campanha cujo mote principal é o “ódio à democracia”, para tomar emprestada a expressão e o conceito de Jacques Rancière. Como nos lembra o autor, a palavra democracia foi, em sua origem, usada como insulto por todos que viam no …

O preço do ressentimento: sobre o ataque às ciências humanas

O ataque à ciência tem sido uma constante no governo Bolsonaro. Mas a sua destinação tem como foco principal as ciências humanas. O presente artigo tenta compreender porque esse ataque é deferido com tanta ênfase àquela área. Longe de se localizar em certa noção de produtivismo, que exige extemporaneamente das ciências humanas uma produção científica …

A prova de inocência de Lula é dada pelo bolsonarismo

O apoio consolidado a Moro e Dallagnol, mesmo após os vazamentos do The Intercept Brasil, mostra que uma grande parte da população não se deixa perturbar por um processo jurídico viciado. É cada vez mais difícil sustentar a versão que teria havido alteração nas mensagens expostas por Glenn Greenwald, considerando que até mesmo membros do …

A subjetividade e o setembro amarelo

Relatos, comentários, queixas, piadas, diagnósticos, interpretações e tratamentos se sucedem na clínica. Eles reverberam muitas vezes o que percebemos no dia a dia. Naufrágio, todos morreram. Trinta anos depois, praticamente sem recursos, um esquelético pastor sobrevivente é encontrado numa pequena ilha. É um milagre ele ter sobrevivido naquelas condições. Surpresa maior ainda: ele tinha construído …

Pão pra pensar

Parece que o velho pão entrou na conhecida arena das controvérsias alimentares e na mesma simplificada polaridade que perpassa muitas decisões do nosso esquizofrênico contrato com o neoliberalismo. Seu consumo tem sofrido um impacto devido às restrições impostas pela dieta de exclusão do glúten baseada em estudos que mostram seus malefícios. Por outro lado, percebemos …

A submissão do Brasil a Trump deixou o país isolado

Poucos dias antes de viajar para participar da Assembleia Geral da ONU, Jair Bolsonaro disse que jantaria com o presidente Donald Trump, mas não houve jantar.  Apesar de os dois estarem no mesmo hotel, também não houve reunião entre os dois. Trump, no entanto, manteve reunião reservada com os líderes de Cingapura, da Coreia do Sul,  da …

Socialismos: entre a reticência e o ponto final

Breve apontamentos introdutórios … não é fácil apagar o socialismo da memória dos povos e muito menos convencer a imensa maioria da humanidade, para a qual a solução dessas questões aparentemente elementares ainda continua pendente, de que o socialismo foi somente um equívoco dos que não haviam compreendido que a história acabou. Para esta humanidade …

Reforma da Previdência e a seguridade social no Brasil

A fisionomia e a cultura política de diversas nações são decorrência dos grandes acontecimentos do seu passado. E estes sempre desempenharam uma função exemplar, simbólica e viva. O passado nunca está morto e não é um fardo que os homens têm de carregar. Na verdade, ele se constitui como uma herança que requer ser mobilizada …

Gestão democrática em tempos de terrorismo na política educacional

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire No que se refere a uma administração educacional popular, o que significa participar e descentralizar? Para Paulo Freire, esses “objetivos estão presentes no discurso de políticos cuja orientação é oposta à nossa. O que nos diferencia …

A arte contra a opressão

Governos autoritários temem o poder de expressão e o anseio de liberdade manifestado pela criação artística através dos tempos. Ditaduras costumam tentar exercer forte controle ideológico sobre as manifestações artísticas, submetendo a criação ao crivo da censura ou tentando domesticá-la a partir da lógica da propaganda. A censura federal atuou durante a ditadura militar instaurada …

A sobrevivência das Borboletas

Este é um relato pessoal, mas não um exercício narcisista. É uma narrativa de interesse acadêmico, pois eu sou/estou professor universitário e pesquisador, apesar dos muitos obstáculos que atravessei para estar/ser/permanecer em instituições públicas de ensino superior. Sou da ordem das bixas lepidópteras. Rhopalocera E é sobre isso que vou falar: Ovo Larva  Pupa  Imago …

Por que obedecemos?

No começo de setembro, João Doria, governador de São Paulo, ordenou via Twitter o recolhimento de apostilas de alunos do 8º ano do ensino fundamental da rede estadual paulista, a maior do país. Motivo: impedir que os estudantes tivessem acesso a um texto que tratava das dimensões socioculturais da sexualidade – identidade de gênero. No …

Alternativa chilena como modelo na regulação no preço dos combustíveis

Um ataque militar realizado no dia 14 de setembro contra um complexo de processamento de petróleo na Arábia Saudita fez o preço do barril atingir sua maior alta desde a Guerra do Golfo, em 1990. No Brasil, os olhos se voltaram imediatamente para a reação que a Petrobras teria na definição do preço cobrado do …

50 anos do boicote à Bienal de Arte de São Paulo

Meses depois da promulgação do Ato Institucional nº 5, a exposição de arte que mais engajava os artistas internacionais no Brasil foi inaugurada em setembro de 1969, apesar do boicote lançado por diversos profissionais veteranos e acatado por alguns dos mais de cinquenta países participantes. O processo de construção da mostra foi controverso. Em um …

Bacurau e Pacarrete: (o interior do) Nordeste é uma ficção

O cinema e a região Nordeste são alvos do atual governo. Entre piadas sobre “nordestinos da cabeça grande” e uso do termo “paraíbas” de forma pejorativa, o governo Bolsonaro ameaça a Ancine e chegou a cortar 43% do Fundo do Audiovisual. Enquanto isso, nordestinos do cinema ganharam notoriedade em Cannes e no Festival de Gramado, …

A estética mórbida do Bolsonarismo e o espírito neoliberal

Qualquer um que tenha ligado a televisão ou acessado a internet nos últimos meses percebeu que o presidente Jair Bolsonaro faz uso de uma iconografia degradante ou mórbida. Pensemos, por exemplo, na exposição recorrente do presidente em situações críticas e de aparente fragilidade, e aceitemos o convite que ela nos faz a uma reflexão sobre …

Amazônia e soberania nacional

O mundo está acordando para a emergência climática. A crise das queimadas na Amazônia está trazendo à volta um debate antigo sobre o que significa a soberania nacional. E essa discussão deixa transparecer novas tensões que vão bem além da esfera doméstica. As queimadas são um lembrete do que já se sabia sobre as mudanças …

Quais regiões são socialmente eficientes no Brasil?

Vários indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), têm sido propostos para auxiliar os formuladores de políticas públicas na avaliação do bem-estar social. Entretanto, estes indicadores não levam em consideração o bom uso dos recursos financeiros (riqueza e gastos sociais) em prol da melhoria do desenvolvimento humano local. Pode-se argumentar que as regiões que …

Orçamento ou estamento (de classe)?

O governo Temer, em maio de 2018, remanejou verba da saúde para o fundo de segurança . E transferiu do orçamento da cultura e da educação para subsidiar o valor do óleo diesel e acabar com a greve dos caminhoneiros. Nada diferente do que o governo Bolsonaro fez no primeiro semestre de 2019, quando transferiu …

Quem são elas: o perfil das mulheres que abortam no Brasil

“Era uma pressão do tipo ou o emprego ou o filho”. Laura tinha 33 anos quando se sentiu coagida a realizar um aborto. Ela trabalhava como empregada doméstica na casa de uma família paulista e, quando descobriu que estava grávida, procurou os patrões para contar a notícia. Cecília, a dona da casa, respondeu que ou …

Função política da imaginação e a universidade pública

Estamos sob um governo que infunde terror contra a ciência e as universidades públicas, mas quero lembrar neste artigo que, por isso mesmo, não podemos renunciar a pensar. Muito pelo contrário. Nos últimos anos, quem trabalha com filosofia política tem observado o interesse crescente no papel da imaginação, naquilo que seria uma imaginação política ou …

Dissidência das Farc volta às armas

Tradicionalmente os colombianos despertam muito cedo com as notícias do rádio nas zonas rurais e até mesmo urbanas. Foi dessa maneira que desde as primeiras horas da quinta-feira de 29 de agosto a população alarmou-se com a informação de que uma dissidência do grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) voltaria às armas devido a …

O autoritarismo de quem fala mais alto

Já não há como ficar em cima do muro. O insuportável tem nome e sobrenome. Teve urna também. E a utopia da farda, autoritarismo, o reino de Salomão, nada disso salvou o país de coisa alguma, apenas deixou mais claro as suas contradições. O que nos ensina muita coisa sobre essa terra tão bela e …