Outubro 2010

Edição 39

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EDITORIAL

E a defesa dos direitos?

Silvio Caccia Bava


ENTREVISTA/MARCO AURÉLIO GARCIA

Política externa e estratégia de desenvolvimento

Marco Aurélio Garcia, assessor da presidência da República para assuntos internacionais, recebeu com exclusividade o Le Monde Diplomatique Brasil no Palácio do Planalto. Entre os temas tratados na entrevista, o Mercosul, a integração regional, a crise econômica e o modelo de desenvolvimentoSilvio Caccia Bava|Dario Pignotti


POLÍTICA TRIBUTÁRIA

Tributação e desigualdade

Se a política tributária brasileira é e foi condicionada à transferência de renda do conjunto da população para saciar o capital financeiro e a banca nacional e internacional, para o futuro precisa ser entendida como um instrumento imprescindível de combate à pobreza e de redução das desigualdades sociaisFátima Gondim|Marcelo Lettieri


POLÍTICA TRIBUTÁRIA

Abrindo a caixa preta

É preciso criar instrumentos que garantam o caráter republicano da administração tributária e o exercício transparente e ético de sua missão, seja pelo estabelecimento de critérios rígidos de nomeação de seus dirigentes, seja pela garantia do pleno exercício das atribuições de suas autoridades fiscaisDão Real dos Santos|Paulo Gil


POLÍTICA TRIBUTÁRIA

Impostos e cidadania

A política tributária brasileira tem sido historicamente perversa com os cidadãos de baixa renda que, em última análise, são expropriados às escuras, no maior programa de transferência de recursos para financiar a luxúria dos juros altos pagos aos rentistasCarlos André|Ítalo Aragão


ENTREVISTA

Leonardo Boff: mudar as mentes, mudar o mundo

A questão ambiental vai adquirindo uma prioridade incontornável para a própria sobrevivência do planeta. Boff acredita que superar esse momento significa superar o capitalismo, mas as condições políticas não estão dadas para essas mudanças. Cada um tem suas responsabilidades e cabe às igrejas sensibilizar os fiéisSilvio Caccia Bava


COMUNICAÇÃO E POLÍTICA

Democracia 2.0

Este ano, falou-se muito que uma ou outra campanha contratou “o marketeiro do Obama”. Pelo jeito, os políticos brasileiros chamaram a equipe inteira, do diretor ao estagiário, mas não adiantou. Se o upgrade da democracia brasileira para a versão 2.0 deu “pau”, não foi por falta de dinheiro gasto com marketing digitalDenis Russo Burgierman


MINERAÇÃO

Vale, a multinacional dos conflitos

Denúncias de violação de direitos trabalhistas e ambientais na África, Ásia e no continente americano arranham a imagem da Vale, segunda maior empresa mineradora do mundo. Juntos, os atingidos pelas operações da companhia mobilizam-se para exigir mudanças imediatasPhilippe Revelli


EDUCAÇÃO / ESTADOS UNIDOS

Escolas privatizadas, desempenho pífio

Em depoimento, a autora, que já defendeu princípios como o da remuneração por mérito para os professores e a generalização dos testes de avaliação, critica o sistema em que se encontram as chamadas chartes schools estadunidenses e as opções de Bush e Obama para a educaçãoDiane Ravitch


EDUCAÇÃO/JAPÃO

Gratuitos, mas desiguais

Cumprindo uma de suas plataformas de campanha, o Partido Democrata do Japão reformou a educação, que passou a ser gratuita. As mudanças procuram amenizar a discrepância entre os colégios particulares e os públicos, mas, para muitos analistas, a questão principal continua longe de ser resolvida: o acesso à universidadeEmilie Guyonnet