NAS TRAMAS DO CRACK: ETNOGRAFIA DA ABJEÇÃO

A abjeção, alteridade radical que não reconhece humanidade no outro, é central no livro de Taniele Rui. Sua pesquisa antropológica direciona o olhar para,[...]

A abjeção, alteridade radical que não reconhece humanidade no outro, é central no livro de Taniele Rui. Sua pesquisa antropológica direciona o olhar para, no mínimo, três dimensões curiosas, que se entrecruzam para entender as tramas do crack: o chão, os cachimbos e os “noias”.

Sua observação dos caminhos percorridos chama atenção para as “coisas” relacionadas ao universo de consumo do crack. Restos de comida, insumos dos redutores de danos, pedaços de papel-alumínio, cachimbos… Tudo que aparentemente é sem importância demonstra o quebra-cabeça que monta a vida pulsante no encarado de maneira habitual apenas como exclusão.

A estratégia de produção de cachimbos proposta pelos redutores de danos leva às estratégias de autocuidado e à possibilidade de engajamento político, na gramática do direito a ter direitos. É por meio do olhar mais atento ao cachimbo que a antropóloga pode adentrar as miríades de intersecções de cuidados, repressões – muitas vezes contraditórias – e relações sociais em seu cenário de pesquisa.

Internamente ao grupo dos usuários de crack há a diferenciação entre os que utilizam lata e os que usam cachimbo. A lata é mais prejudicial ao usuário; sendo assim, o cachimbo demonstra o mínimo asseio do usuário. O prestígio dos cachimbos pessoais é tão elevado que os transformam em pessoas com nomes próprios. Já a corporalidade do noia o coloca numa condição de desumanização e o transforma em “coisa” e, portanto, define os contornos do que é entendido como humanidade.

Diante disso, essas questões suscitam tantas intervenções, envolvendo saúde, segurança pública, assistência social, pobreza, preconceitos, que se entrecruzam em complexas relações e colocam “o crack, seus usuários e seus espaços no centro da questão social brasileira contemporânea” (p.27). Dessa forma, esse é um dos temas acadêmicos e políticos mais importantes da atualidade e encontra no livro de Taniele Rui cuidadosa e original análise para compor o debate.



LEIA TAMBÉM...

EDIÇÕES ANTERIORES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *