Novas narrativas da web

Operação Serenata de Amor Jornalismo e inteligência artificial, feitos no Brasil. A Operação Serenata de Amor criou um robô, a Rosie – uma inteligência[...]
12 de maio de 2017

Captura de Tela 2017-05-12 às 14.43.27

Operação Serenata de Amor

Jornalismo e inteligência artificial, feitos no Brasil. A Operação Serenata de Amor criou um robô, a Rosie – uma inteligência artificial capaz de analisar cada pedido de reembolso dos deputados e identificar a probabilidade de ilegalidade. Rosie, por exemplo, descobriu dezenas de empresas já fechadas que emitiram 5.200 notas fiscais para os gastos dos deputados. Agora, os dados seguem como denúncia para investigação. Depois do lançamento, em 2016, hoje eles têm o apoio mensal de mais de quatrocentas pessoas e produzem relatórios mensais também de transparência do projeto, que é de código aberto e está sendo replicado na Itália agora: Operazione Perugina (que é um chocolate famoso por lá).

Você na Parada Gay de Amsterdã

Durante a vigésima edição da Parada Gay de Amsterdã, no dia 1º de agosto de 2015, um barco vazio circulou nos rios da cidade pela primeira vez. Na verdade, 67.984 pessoas de 128 países estavam no barco, como passageiros virtuais. O Pridestream foi equipado com uma câmera 360° que fez um live stream dos canais de Amsterdã, enquanto, ao mesmo tempo, as pessoas eram filmadas por suas webcams e essas imagens eram transmitidas para painéis gigantes de LED no barco.

Humans for Humans

Dez pessoas sem-teto compartilharam suas histórias e responderam a julgamentos sobre o que é não ter casa. A campanha da organização Raising the Roof conseguiu um grande alcance nas mídias sociais com a hashtag #HumansforHumans. As declarações mostram pessoas lendo comentários da internet sobre moradores de rua. Os vídeos chocam e emocionam ao mostrar frases de preconceito e as respostas dos indivíduos ao lê-las. O conjunto dessa ação ajuda a dissipar algumas questões equivocadas e estereótipos em relação aos moradores de rua.

Andre Deak, Produtor multimídia no Liquid Media Lab, pesquisador associado do ESPM Media Lab, professor de Jornalismo na ESPM e mestre em Teoria da Comunicação pela USP.



LEIA TAMBÉM...

EDIÇÕES ANTERIORES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *