NOVAS NARRATIVAS DA WEB - Le Monde Diplomatique

NOVAS NARRATIVAS DA WEB

fevereiro 4, 2016
compartilhar
visualização

Alguns sites e projetos interativos com os formatos e conteúdos mais interessantes da web.

 

Nexo

Uma nova redação brasileira propõe explicar diariamente o contexto das principais notícias, com textos, infografias interativas e outras ferramentas. Numa delas é possível verificar se seu salário está entre os mais altos de seu estado, ou mesmo do país, e comparar com o salário de um professor ou policial. Caso você receba R$ 3 mil, por exemplo, saiba que está entre os 2% mais bem pagos do país. A redação tem jornalistas experientes e deve buscar um modelo de negócio pago em breve, mas por ora todo o conteúdo é gratuito.

http://nexojornal.com.br

 

Bear 71

Talvez um dos maiores exercícios de narrativa baseada em dados do jornalismo contemporâneo, o Bear 71 conta a história de uma ursa-parda que vive numa reserva florestal do Canadá. Com um chip no corpo, toda a sua vida é contada, até sua morte. O chip ativa câmeras por onde ela passa, monitora seus batimentos cardíacos, e podemos “ouvir” seus pensamentos em primeira pessoa na voz da narradora. Quem acessa o site também é monitorado, por meio da webcam, e recebe uma identificação, assim como os animais do parque (por exemplo, Humano 1806291).

http://bear71.nfb.ca

 

The Machine To Be Another

Como seria se uma mulher experimentasse ter o corpo de um homem, um atleta descobrisse como é ser cadeirante ou uma pessoa negra vivesse no corpo de uma branca? Essa é a proposta de uma instalação interativa que oferece uma extensão virtual ao corpo e mente de outra pessoa. Com uma câmera em primeira pessoa, um microfone e óculos especiais, um ator segue os movimentos do usuário para que óculos de realidade virtual transmitam as sensações e os pontos de vista do seu movimento. A instalação causou alvoroço internacional na área da antropologia experimental, estudos de gênero e grupos de estudos gays, pois oferece uma abordagem totalmente nova para a compreensão da identidade e produção de empatia.

www.themachinetobeanother.org

 

[Andre Deak] Diretor do Liquid Media Laab e do Laboratório da Cidade, professor de Jornalismo e Publicidade (ESPM) e mestre em Teoria da Comunicação pela USP.



Artigos Relacionados

Edições Anteriores