Adolescentes da Estrutural (DF) pesquisam e discutem sua identidade na periferia - Le Monde Diplomatique

Adolescentes da Estrutural (DF) pesquisam e discutem sua identidade na periferia

por Diego Mendonça - Educador e Comunicador Popular
dezembro 18, 2017
compartilhar
visualização
Educação Popular e Educomunicação potencializando processos de transformação da realidade de um dos territórios mais excluídos do DF

Projeto trabalha com crianças e adolescentes há 3 anos na Cidade Estrutural, região do Distrito Federal onde fica um dos maiores lixões a céu aberto da América Latina e que sofre com os piores indicadores da desigual capital brasileira. Baseado em princípios da educação popular crítica, o Observatório da Criança e Adolescente em sua atuação relaciona o processo de formação com o protagonismo na comunidade e no território.

A cada ano, o OCA e o Coletivo da Cidade desenvolvem uma pesquisa na cidade junto com os educandos e a comunidade. O envolvimento neste processo da pesquisa se dá de maneira colaborativa e participativa. Em 2017 o tema selecionado foi “Identidade Periférica”.

Com o foco no processo do “fazer a pesquisa” de maneira participante, aprender fazendo e fazer aprendendo, a proposta do projeto também é obter alguns produtos que contribuam para a divulgação dos resultados e a consequente incidência na cidade. Assim, além do relatório final da pesquisa, foram produzidos um vídeo e um boletim com o tema trabalhado com os adolescentes.

Vejam aqui o resultado deste trabalho.



Artigos Relacionados


Edições Anteriores