Povo Guarani mobiliza-se na internet - Le Monde Diplomatique

Povo Guarani mobiliza-se na internet

agosto 26, 2016
compartilhar
visualização

Visando uma forma de organização mais autônoma, a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) está convocando seus apoiadores para a arrecadação de fundos na internet para realização de sua assembleia. A reunião política ocorrerá na aldeia Tenondé Porã, zona sul do município de São Paulo, com a participação de mais de 200 “parentes” Guarani dos estados do Sul e Sudeste do Brasil.

A cada três anos, a CGY reúne caciques, lideranças e anciões para avaliar as ações políticas e as alinaças feitas neste período. Para os guarani destas regiões, trata-se de um espaço de mobilização que serve também para pensar coletivamente os futuros passos de seu movimento.

Em uma página criada na plataforma Benfeitoria (https://benfeitoria.com/assembleiacgy) é possível fazer doações e conhecer mais sobre a Assembleia.

Sobre a CGY

Yvyrupa é a expressão utilizada em guarani para designar a estrutura que sustenta o mundo terrestre, seu significado evoca o modo como os Guarani ocupam seu território de maneira livre antes da chegada dos brancos, quando não existiam as fronteiras (municipais, estaduais e federais) .

Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) nasceu em uma grande assembléia, reunindo mais de 300 lideranças políticas e espirituais, realizada em novembro de 2006 na Terra Indígena Peguaoty, no município de Sete Barras/SP.



Artigos Relacionados

Edições Anteriores