Neste primeiro episódio gravado em 2021, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem os curadores independentes Luísa Duarte e Victor Gorgulho. Eles são organizadores da coletânea “No tremor do mundo: ensaios e entrevistas à luz da pandemia”, lançada pela editora Cobogó em novembro de 2020. A obra reúne artigos e entrevistas de pensadores e ativistas como Sidarta Ribeiro, Ailton Krenak, Heloisa Starling e Silvio Almeida para elaborar sobre as reverberações da pandemia. Conversamos sobre as tendências destacadas e aceleradas pela crise atual, as possibilidades de transformação colocadas por este novo cenário e os impactos da pandemia no mundo das artes.
Luísa é curadora independente, escritora e pesquisadora, mestre em Filosofia pela PUC São Paulo e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Uerj. Foi crítica de arte do jornal O Globo e fez parte da equipe curatorial de diversas exposições no Brasil, entre elas o programa Rumos Artes Visuais, exposição coletiva Quarta-feira de Cinzas, da exposição Adriana Varejão – Por uma Retórica Canibal e da exposição Tunga – o rigor da distração.
Já Victor é graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e mestrando em Literatura e Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RJ. É curador independente, jornalista e pesquisador e também foi curador de diversas exposições, como Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul; Eu Sempre Sonhei com um Incêndio no Museu – Laura Lima & Luiz Roque, entre outras. Desde 2019 é o curador do MIRA, programa de exibição de filmes da ArtRio.
Ouça em seu tocador favorito ou dê o play
Links: indicação da Luísa: https://galeriajaquelinemartins.com.br/exposicao/quevaoquevem; indicação do Victor: https://ims.com.br/convida/.
Trilha: Paulinho Nogueira, “Ideias erradas”; e Cory Wong, “Perfect stone for skipping”.