Guilhotina #101 – Luisa Duarte e Victor Gorgulho

Guilhotina

Guilhotina #101 – Luisa Duarte e Victor Gorgulho

28 de janeiro de 2021
compartilhar
visualização

Neste primeiro episódio gravado em 2021, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem os curadores independentes Luísa Duarte e Victor Gorgulho. Eles são organizadores da coletânea “No tremor do mundo: ensaios e entrevistas à luz da pandemia”. Ouça em seu player favorito ou nesta postagem

Neste primeiro episódio gravado em 2021, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem os curadores independentes Luísa Duarte e Victor Gorgulho. Eles são organizadores da coletânea “No tremor do mundo: ensaios e entrevistas à luz da pandemia”, lançada pela editora Cobogó em novembro de 2020. A obra reúne artigos e entrevistas de pensadores e ativistas como Sidarta Ribeiro, Ailton Krenak, Heloisa Starling e Silvio Almeida para elaborar sobre as reverberações da pandemia. Conversamos sobre as tendências destacadas e aceleradas pela crise atual, as possibilidades de transformação colocadas por este novo cenário e os impactos da pandemia no mundo das artes.

Luísa é curadora independente, escritora e pesquisadora, mestre em Filosofia pela PUC São Paulo e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Uerj. Foi crítica de arte do jornal O Globo e fez parte da equipe curatorial de diversas exposições no Brasil, entre elas o programa Rumos Artes Visuais, exposição coletiva Quarta-feira de Cinzas, da exposição Adriana Varejão – Por uma Retórica Canibal e da exposição Tunga – o rigor da distração.

Já Victor é graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e mestrando em Literatura e Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RJ. É curador independente, jornalista e pesquisador e também foi curador de diversas exposições, como Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul; Eu Sempre Sonhei com um Incêndio no Museu – Laura Lima & Luiz Roque, entre outras. Desde 2019 é o curador do MIRA, programa de exibição de filmes da ArtRio.

Ouça em seu tocador favorito ou dê o play

Links: indicação da Luísa: https://galeriajaquelinemartins.com.br/exposicao/quevaoquevem; indicação do Victor: https://ims.com.br/convida/.

 

Trilha: Paulinho Nogueira, “Ideias erradas”; e Cory Wong, “Perfect stone for skipping”.



Artigos Relacionados

UM FRACASSO EXITOSO

Massacre no Jacarezinho: necropolítica aplicada

Online | Brasil
por Thiago Rodrigues
CHACINA DE JACAREZINHO

Luto seletivo, estratégia de invisibilização

Online | Brasil
por Bruna Martins Costa e William Zeytounlian
CHACINA NO JACAREZINHO

Para o Estado, as vidas de negros, pobres e favelados não importam?

Online | Brasil
por Wallace de Moraes
SETOR ELÉTRICO

Cemig: a irracionalidade da proposta de privatização

Online | Brasil
por Diogo Santos
Editorial

Por que defendemos o impeachment de Bolsonaro

Online | Brasil
por Redação
Guilhotina

Guilhotina Especial Todo Mundo É Artista – 100 Anos de Joseph Beuys

Séries Especiais | Alemanha

Ensaio sobre a pandemia

Online | Brasil
por Vinícius Mendes
Mídia e pandemia: a democracia sob ataque

Comunicação popular e comunitária salvam vidas durante a pandemia

por Tâmara Terso e Paulo Victor Melo