Guilhotina #135 – Tiago Muniz Cavalcanti - Le Monde Diplomatique

Guilhotina

Guilhotina #135 – Tiago Muniz Cavalcanti

Guilhotina | Brasil
23 de setembro de 2021
compartilhar
visualização

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o pesquisador e procurador do Ministério Público do Trabalho Tiago Muniz Cavalcanti, autor do livro “Sub-humanos: o capitalismo e a metamorfose da escravidão”, lançado em agosto pela Boitempo. A obra acompanha as transformações do mundo do trabalho a partir de formas pré-capitalistas até os dias de hoje, com ênfase nas continuidades entre a escravidão e o chamado trabalho livre no Brasil. Ouça nessa postagem ou em seu tocador favorito!

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o pesquisador e procurador do Ministério Público do Trabalho Tiago Muniz Cavalcanti, autor do livro “Sub-humanos: o capitalismo e a metamorfose da escravidão”, lançado em agosto pela Boitempo. A obra acompanha as transformações do mundo do trabalho a partir de formas pré-capitalistas até os dias de hoje, com ênfase nas continuidades entre a escravidão e o chamado trabalho livre no Brasil. Falamos sobre o impacto do colonialismo na exploração da mão de obra, o trabalho semilivre e subhumano na sociedade contemporânea, o papel do racismo nessa engrenagem, reestruturação produtiva e precarização, o papel do direito na legitimação desse sistema, renda básica universal e economia solidária, trabalho escravo contemporâneo e o abandono do seu combate no governo Bolsonaro e muito mais! Procurador do Ministério Público do Trabalho, Tiago foi chefe da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo no biênio 2016-2017. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com período de pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e mestre em Direito pela PUC-SP, é membro da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho e especialista em direito e processo do trabalho. É autor, entre outros livros, de “Neoabolicionismo e direitos fundamentais” e organizador de “Combate ao trabalho escravo: conquistas, estratégias e desafios”.

Ouça em seu player de preferência ou dê o play:

*Trilha: Chico Science, “Enquanto o mundo explode”; e Titãs, “Homem primata” (Ciro Pessoa, Marcelo Fromer, Nando Reis e Sérgio Britto).



Artigos Relacionados

ESPECIAL NÃO BOTE FÉ NAS FAKE NEWS

Fake news nas igrejas: uma epidemia a ser curada

por Magali Cunha, Bianca Daébs e Tarcilo Santana
Guilhotina

Guilhotina #165 - Bianca Alves e Ticiana Oppel

EDUCAÇÃO

Professores de faculdades privadas: categoria em extinção?

Online | Brasil
por Andrea L. Harada Sousa, Gabriel Teixeira e Plínio Gentil
ESTRUTURAS DE PODER

A “anatomia” de uma democracia de truculência no Brasil

Online | Brasil
por Lucas Louback Silva
AS FACES DO DIREITO À COMUNICAÇÃO NO BRASIL

Violações na mídia e as conquistas do movimento pelo direito à comunicação

por Mabel Dias
PRISÕES

Quando encontrei João Marcos

Online | Brasil
por João Marcos Buch
NEOFASCISMO

Trump e Bolsonaro: ecos da mesma lógica

Online | Mundo
por Rafael R. Ioris e Roberto Moll Neto
MEIO AMBIENTE

Risco de extinção da Amazônia?

Online | Brasil
por Liszt Vieira