Guilhotina #143 - Rejane Carolina Hoeveler - Le Monde Diplomatique

Guilhotina

Guilhotina #143 – Rejane Carolina Hoeveler

Guilhotina | Brasil
22 de novembro de 2021
compartilhar
visualização

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a historiadora Rejane Carolina Hoeveler, autora da tese de doutorado “(Neo)liberalismo, democracia e ‘diplomacia empresarial’: a história do Council of the Americas (1965-2019)”. Na pesquisa, ela investigou a trajetória do Conselho das Américas (AS/COA), uma associação de empresas e empresários norte-americanos cujo objetivo é atuar na América Latina. Ouça nessa postagem ou em seu tocador favorito!

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a historiadora Rejane Carolina Hoeveler, autora da tese de doutorado “(Neo)liberalismo, democracia e ‘diplomacia empresarial’: a história do Council of the Americas (1965-2019)”. Na pesquisa, ela investigou a trajetória do Conselho das Américas (AS/COA), uma associação de empresas e empresários norte-americanos cujo objetivo é atuar na América Latina. Falamos sobre a fundação do Conselho por David Rockefeller já durante a ditadura no Brasil, a relação do AS/COA com os regimes militares que tomaram o continente nos anos 1970, a ideologia do Conselho e a difusão do neoliberalismo a partir da década seguinte, a sua renovação nos anos 2000 durante a onda progressista latino-americana, a atuação durante nas eleições de 2018 por meio do RenovaBR, a postura crítica diante do governo Bolsonaro e muito mais! Rejane é mestra e doutora em História Social na Universidade Federal Fluminense, co-organizadora do livro “A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil” (Mauad, 2016) e professora na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ouça em seu player de preferência ou dê o play:

*Trilha: Los Prisioneros, “Latinoamérica es un pueblo al sur de Estados Unidos” (Jorge González e Miguel Tapia); e Gilberto Gil, “Marginália II” (Gilberto Gil e Torquato Neto).



Artigos Relacionados

Prefácio à edição brasileira

O liberalismo foi cumplice da escravidão e dos regimes nazifascistas

por Jones Manoel
Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho

Memória, justiça e esperança

Online | Brasil
por Dom Vicente Ferreira
3 anos do crime da Vale em Brumadinho

Enchente de lama tóxica, de impunidade e de contaminação

Online | Brasil
por Marina Paula Oliveira
ENTREVISTA DEBORAH DUPRAT

Sentir sede em frente ao rio

Online | Brasil
por Sabrina Felipe
40 MILHÕES

Encontrar a paz no quarto com cadáveres na sala

Online | Brasil
por Paulo Ferrareze Filho
REFLORESTAMENTO E "CIVILIZAÇÃO ECOLÓGICA"

Civilização ecológica em um só país?

Online | Mundo
por Z Fang do Coletivo Lausan (Hong Kong)
Guilhotina

Guilhotina #151 - Rafael Toitio

Precisamos falar sobre Cuba - Parte III

Atualidades e considerações gerais

Online | Cuba
por Maurício Brugnaro Júnior