Guilhotina #146 - Mayra Cotta e Thais Farage - Le Monde Diplomatique

Guilhotina

Guilhotina #146 – Mayra Cotta e Thais Farage

Guilhotina | Brasil
10 de dezembro de 2021
compartilhar
visualização

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a advogada Mayra Cotta e a consultora de moda Thais Farage. Elas são autoras do livro “Mulher, roupa, trabalho: como se veste a desigualdade de gênero”, lançado pela editora Paralela em outubro. Na obra, elas investigam a relação das mulheres com a roupa de trabalho e como a opressão de gênero – e raça – se expressa cotidianamente no modo de se vestir. Ouça agora ou em seu tocador favorito!

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a advogada Mayra Cotta e a consultora de moda Thais Farage. Elas são autoras do livro “Mulher, roupa, trabalho: como se veste a desigualdade de gênero”, lançado pela editora Paralela em outubro. Na obra, elas investigam a relação das mulheres com a roupa de trabalho e como a opressão de gênero – e raça – se expressa cotidianamente no modo de se vestir. Conversamos sobre a formação do sistema capitalista, patriarcal e racista e sua relação com a roupa de trabalho nos dias de hoje, as diferenças entre o vestuário dos homens e das mulheres, o privilégio da neutralidade das roupas masculinas, indústria da moda, assédio sexual no trabalho, formas de subverter a ordem e utilizar a roupa para transitar melhor no mundo do trabalho, home office e pandemia, uniformes e muito mais!

Advogada formada pela Universidade de Brasília (UnB), consultora em compliance de gênero, doutoranda em política na New School for Social Research, em Nova York, e mestre em direito criminal pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Mayra é professora nos departamentos de Politics e Global Studies na Eugene Lang College of Liberal Arts e já trabalhou como assessora jurídica da Comissão de Direitos Humanos no Congresso Nacional e como assessora especial na Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Thais é consultora de moda e trabalha especialmente com mulheres. Formada em Cinema pela UFF e especialista em estética e gestão de moda pela USP, criou a empresa F*inc e, durante anos, ministrou um workshop para discutir o binômio mulheres × roupa de trabalho.

Ouça em seu player de preferência ou dê o play:

*Trilha: IZA, “Quem sabe sou eu” (Gabriel Moura, Leandro Fab, Pretinho da Serrinha e Rogê); Lucy Schwartz, “I want the sky”.



Artigos Relacionados

Eleições 2022: a mídia como palanque

Internet abre espaço para a diversidade de perfis, mas impulsiona velhas práticas

Online | Brasil
por Tâmara Terso
A CRISE DA CULTURA

Lei Aldir Blanc: reflexões sobre as contradições

por Rodrigo Juste Duarte, com colaboração de pesquisadores da rede do Observatório da Cultura do Brasil
AMÉRICA DO SUL

A “nova onda rosa”: um recomeço mais desafiador

Online | América Latina
por Cairo Junqueira e Lívia Milani
CORRUPÇÃO BOLSONARISTA

Onde está o governo sem corrupção de Bolsonaro?

Online | Brasil
por Samantha Prado
CONGRESSO NACIONAL

Financiamento de campanhas por infratores ambientais na Amazônia Legal

Online | Brasil
por Adriana Erthal Abdenur e Renata Albuquerque Ribeiro
EDITORIAL

Só existe um futuro para o Brasil, e ele passa pela eleição de Lula neste domingo

Online | Brasil
por Le Monde Diplomatique Brasil
UMA ENCRUZILHADA SE APROXIMA

Os militares e a última palavra da legitimidade das urnas

Online | Brasil
por Julia Almeida Vasconcelos da Silva
ELEIÇÕES 2022

Voto útil: o chamado ao primeiro turno em 2022

Online | Brasil
por Luísa Leite e Alexsandra Cavalcanti