Guilhotina #149 - Marcello Fragano Baird - Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina

Guilhotina #149 – Marcello Fragano Baird

Guilhotina | Brasil
11 de janeiro de 2022
compartilhar
visualização

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o cientista político Marcello Fragano Baird, autor do livro “Alimentação em jogo: o lobby na regulação da publicidade no Brasil”, lançado em novembro pela editora da Universidade Federal do ABC. A obra analisa a atuação de grupos de interesse em torno de uma resolução da Anvisa que pretendia estabelecer regras para a propaganda de comidas e bebidas no país. Ouça nessa postagem ou em seu tocador favorito!

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o cientista político Marcello Fragano Baird, autor do livro “Alimentação em jogo: o lobby na regulação da publicidade no Brasil”, lançado em novembro pela editora da Universidade Federal do ABC. A obra analisa a atuação de grupos de interesse em torno de uma resolução da Anvisa que pretendia estabelecer regras para a propaganda de comidas e bebidas no país. Conversamos sobre as características do lobby no Brasil e as consequências da sua não regulamentação, a diferença entre grupos de interesses empresarias e públicos, a relação destes com as agências reguladoras, as funções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e sua proposta de regular a publicidade de alimentos, a oposição da indústria, a extensão e as ramificações do lobby empresarial para impedir a publicação da resolução da Anvisa, as consequências da alimentação não saudável entre a população brasileira e muito mais! Formado em Relações Internacionais pela PUC São Paulo e em Ciências Sociais pela USP, Marcello é mestre e doutor em Ciência Política pela USP. Entre 2015 e 2016 foi pesquisador visitante na Columbia University e atualmente é professor assistente do curso de Relações Internacionais na ESPM e professor do MBA em Relações Governamentais na FGV. Ele também trabalhou na Prefeitura de São Paulo, no Instituto Sou da Paz e hoje em dia é coordenador de advocacy na ONG ACT Promoção da Saúde.

Link: Artigo da ACT no site do Le Monde Diplomatique Brasil: https://diplomatique.org.br/a-era-das-sindemias/.

Ouça em seu player de preferência ou dê o play:

*Trilha: Vinicius de Moraes, “Samba da benção” (Baden Powel, Marcelo Peixoto e Vinicius De Moraes); e Dona Onete, “Jamburana”.



Artigos Relacionados

O AGRO NÃO PRODUZ COMIDA, PRODUZ FOME

Por que a reforma agrária não acontece?

O AGRO NÃO PRODUZ COMIDA, PRODUZ FOME

Por que podemos dizer que agro é fome?

por Yamila Goldfarb
O agro não produz comida, produz fome

As doenças do capitalismo e a luta contra o agronegócio

por Allan Rodrigo de Campos Silva
OPINIÃO

Por que Lula? Nem caserna, nem casa-grande

Online | Brasil
por Berenice Bento
AMAZÔNIA OCUPADA #3

Madeira da Amazônia: normas avançam, mas só 10% da extração é regular

Online | Brasil
por Felipe Betim
CHILE – LIÇÕES DE UMA DERROTA

Jogar o jogo: nove parágrafos para uma nova força transformadora

por Jorge Arrate
O RETUMBANTE TRIUNFO DO REJEITO NO PROJETO CONSTITUCIONAL

No Chile, o futuro que nos escapou

por Álvaro Ramis
QUAL É O PLANO?

Programa de Bolsonaro quase assume a responsabilidade pela tragédia na educação

por Antonio Carlos Souza de Carvalho