Guilhotina #161 - Daniel Feldmann e Fabio Luis Barbosa dos Santos

Guilhotina

Guilhotina #161 – Daniel Feldmann e Fabio Luis Barbosa dos Santos

Guilhotina | América Latina
19 de abril de 2022
compartilhar
visualização

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o economista Daniel Feldmann e o historiador Fabio Luis Barbosa dos Santos, autores do livro “O médico e o monstro: uma leitura do progressismo latino-americano e seus opostos”, lançado no fim de 2021 pela editora Elefante. A publicação apresenta as contradições (contenção aceleracionista, progressismo regressivo e neoliberalismo inclusivo) e, principalmente, aponta os limites do progressismo que ensaia um novo ciclo na América Latina, após a onda que varreu o continente entre 1998 e 2016. Ouça nessa postagem ou em seu tocador favorito!

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o economista Daniel Feldmann e o historiador Fabio Luis Barbosa dos Santos, autores do livro “O médico e o monstro: uma leitura do progressismo latino-americano e seus opostos”, lançado no fim de 2021 pela editora Elefante. A publicação apresenta as contradições (contenção aceleracionista, progressismo regressivo e neoliberalismo inclusivo) e, principalmente, aponta os limites do progressismo que ensaia um novo ciclo na América Latina, após a onda que varreu o continente entre 1998 e 2016. Falamos sobre o que é o progressismo e suas especificidades latino-americanas e no século XXI, a crise que provocou o fim da onda anterior com a queda da presidenta Dilma Rousseff, o transformismo progressista no Equador e o progressismo monocrático na Bolívia, os significados da retomada progressista com as eleições de López Obrador no México em 2018 e de Alberto Fernandez na Argentina em 2019, a explosão de motins durante a pandemia nos países que não passaram ou tiveram experiências breves na onda rosa (Paraguai, Peru, Colômbia e Chile), as esperanças despertadas pelo processo chileno, a ascensão da extrema direita enquanto expressão dos limites do progressismo, a necessidade de ir além dele para superar a crise estrutural que paira atualmente sobre a América Latina e muito mais!

Daniel é economista pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em desenvolvimento econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado no Laboratório de Sociologia, Filosofia e Antropologia Políticas (Sophiapol) da Universidade Paris Nanterre. É professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde tem lecionado e pesquisado nas áreas de economia brasileira e economia política.

Fabio Luis é professor da Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP. É autor de “Origens do pensamento e da política radical na América Latina” (Unicamp, 2016), “Além do PT: a crise da esquerda brasileira em perspectiva latino-americana” (Elefante, 2016) e “Uma história da onda progressista sul-americana” (Elefante, 2018), além de co-organizador dos livros “Cuba no século XXI: dilemas da revolução” (Elefante, 2017), “México e os desafios do progressismo tardio” (Elefante, 2019), “Fronteiras da dependência: Uruguai e Paraguai” (Elefante, 2021) e “O pânico como política: o Brasil no imaginário do lulismo” (Mauad, 2020).

Ouça em seu player de preferência ou dê o play:

*Trilha: Hilário Lima, “Médico e o monstro”; e Los Prisioneros, “El baile de los que sobran” (Jorge González).



Artigos Relacionados

ARQUITETURA

Brasília: imagens de Três Poderes

Online | Brasil
por Adalberto da Silva Retto Júnior
DISPUTA EM ABERTO

O papel vindicado pelos trabalhadores plataformizados na atual agenda de governo

Online | Brasil
por Gabriela Neves Delgado e Bruna Vasconcelos de Carvalho
PUNITIVISMO

Sobre morfinas, terrenos e o 8 de janeiro

Online | Brasil
por Hamilton Gonçalves Ferraz e Pedro Amorim
CAPITAL ESPECULATIVO

Globalização e Forças Armadas

Online | Mundo
por Antônio Carlos Will Ludwig
MIGRANTES VENEZUELANOS

Impressões do campo em Roraima

Online | Brasil
por Sofia C. Zanforlin
PARA COMPREENDER O NEOFASCISMO

O "fascismo eterno", revisitado

Online | Brasil
por Liszt Vieira
POVOS INDÍGENAS PÓS GOVERNO BOLSONARO

O Brasil verde-amarelo é um país sem cor

Online | Brasil
por Vinício Carrilho Martinez e Márcia Camargo
DIREITO À CIDADE

Inovação como integrante de um projeto social e político emancipatório

por Regina Tunes