Guilhotina #162 - Bia Barbosa e Jonas Valente - Le Monde Diplomatique

Guilhotina

Guilhotina #162 – Bia Barbosa e Jonas Valente

Guilhotina | Brasil
27 de abril de 2022
compartilhar
visualização

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com os jornalistas Bia Barbosa e Jonas Valente, autores, junto com a pesquisadora Helena Martins, do livro “Fake news: como as plataformas enfrentam a desinformação”, realizado pelo Intervozes e lançado em 2021. A publicação traça um panorama da questão da desinformação e apresenta resultados de um estudo sobre como as principais plataformas digitais lidam com o problema das fake news no Brasil. Ouça nessa postagem ou em seu tocador favorito!

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com os jornalistas Bia Barbosa e Jonas Valente, autores, junto com a pesquisadora Helena Martins, do livro “Fake news: como as plataformas enfrentam a desinformação”, realizado pelo Intervozes e lançado em 2021. A publicação traça um panorama da questão da desinformação e apresenta resultados de um estudo sobre como as principais plataformas digitais lidam com o problema das fake news no Brasil. Falamos sobre o conceito de fake news, a diferença das mentiras atualmente propagadas via redes sociais para a desinformação que era espalhada antes, o impacto nas eleições de 2018 e 2020 e a expectativa para a campanha presidencial deste ano, como Congresso e Judiciário vêm lidando com o tema, a responsabilidade das mídias tradicionais, as medidas adotadas por Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, os problemas de confiar a regulação exclusivamente às plataformas, as ações de combate às fake news defendidas pela sociedade civil e como as pessoas podem contribuir para enfrentar e não ser um veículo de distribuição da desinformação. Bia é especialista em direitos humanos e mestra em Gestão e Políticas Públicas, com estudo sobre regulação de conteúdos midiáticos, pesquisa o tema da liberdade de expressão e integra o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Jonas é jornalista especializado em tecnologia, mestre em Políticas da Comunicação e doutor em Sociologia da Tecnologia, com tese sobre plataformas digitais. É autor de diversos livros sobre mídia, regulação, internet e tecnologias digitais. Link: Coalizão Direitos na Rede e síntese da pesquisa “Fake news: como as plataformas enfrentam a desinformação”.

Ouça em seu player de preferência ou dê o play:

*Trilha: Lauana Prado, “Zap” (Gabriel Pascoal, Lauana Prado, Lelê, Rapha Lucas e Waleria Leão); e, Erasmo Carlos, “Pega na mentira” (Erasmo Carlos e Roberto Carlos).



Artigos Relacionados

RESENHAS

Miscelânea

Edição 185 | Mundo
O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS BONS SENTIMENTOS

Os usos da compaixão

Edição 185 | Mundo
por Évelyne Pieiller
COMO OS ESTADOS PARTILHAM AS ÁGUAS MARÍTIMAS

Direito do Mar balança, mas não avança

Edição 185 | Mundo
por Didier Ortolland
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A reforma devora seus filhos

Edição 185 | França
por Simon Arambourou e Grégory Rzepski
CUSTO EXORBITANTE DA LIBERALIZAÇÃO

O choque elétrico europeu

Edição 185 | Europa
por David Garcia
NÚPCIAS DO NEOLIBERALISMO COM A EXTREMA DIREITA

Na Itália, a linguagem dupla de Giorgia Meloni

Edição 185 | Itália
por Hugues Le Paige
GUERRA NA UCRÂNIA EMBARALHA AS CARTAS DO ANTIGO BLOCO SOVIÉTICO

A ladainha húngara

Edição 185 | Hungria
por Corentin Léotard
RASTROS DA GUERRA NA UCRÂNIA

Prudentes emancipações na Ásia Central

Edição 185 | Ucrânia
por Michaël Levystone