Guilhotina #172 - Ynaê Lopes dos Santos - Le Monde Diplomatique

Guilhotina

Guilhotina #172 – Ynaê Lopes dos Santos

Guilhotina | Brasil
30 de junho de 2022
compartilhar
visualização

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a historiadora Ynaê Lopes dos Santos, autora do livro “Racismo brasileiro: uma história da formação do país”, lançado em junho pela Todavia. O trabalho analisa as relações sociais do período colonial até os dias de hoje, mostrando como a história do racismo é a própria história do Brasil.

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a historiadora Ynaê Lopes dos Santos, autora do livro “Racismo brasileiro: uma história da formação do país”, lançado em junho pela Todavia. O trabalho analisa as relações sociais do período colonial até os dias de hoje, mostrando como a história do racismo é a própria história do Brasil. Falamos sobre a invasão dos portugueses e sobre como estes já escravizavam africanos antes mesmo da sua chegada, a naturalização da violência colonial e da escravização, a expansão do tráfico humano após a Independência, os motivos que levaram à abolição, a relação entre os ideais Iluministas e o racismo científico, a eugenia e o florescimento da República, a valorização da mestiçagem da Era Vargas, a precarização da formação de professores durante a ditadura militar e sua relação com o racismo, as contradições entre a ampliação de direitos e a chancela da lógica racista na Constituição de 1988 e o uso da discriminação racial como ferramenta política pela extrema-direita atual. Doutora em história social pela Universidade de São Paulo, Ynaê é professora no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense. É autora de “Além da senzala: arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro (1808-1850)” e “História da África e do Brasil afrodescendente”.

 

Trilha: Leci Brandão, “Zé do Caroço”; e Emicida, Majur e Pabllo Vittar, “AmarElo (Sample: Sujeito de sorte – Belchior” (DJ Duh, Emicida e Felipe Vassão).



Artigos Relacionados

ARQUITETURA

Brasília: imagens de Três Poderes

Online | Brasil
por Adalberto da Silva Retto Júnior
DISPUTA EM ABERTO

O papel vindicado pelos trabalhadores plataformizados na atual agenda de governo

Online | Brasil
por Gabriela Neves Delgado e Bruna Vasconcelos de Carvalho
PUNITIVISMO

Sobre morfinas, terrenos e o 8 de janeiro

Online | Brasil
por Hamilton Gonçalves Ferraz e Pedro Amorim
CAPITAL ESPECULATIVO

Globalização e Forças Armadas

Online | Mundo
por Antônio Carlos Will Ludwig
MIGRANTES VENEZUELANOS

Impressões do campo em Roraima

Online | Brasil
por Sofia C. Zanforlin
PARA COMPREENDER O NEOFASCISMO

O "fascismo eterno", revisitado

Online | Brasil
por Liszt Vieira
POVOS INDÍGENAS PÓS GOVERNO BOLSONARO

O Brasil verde-amarelo é um país sem cor

Online | Brasil
por Vinício Carrilho Martinez e Márcia Camargo
DIREITO À CIDADE

Inovação como integrante de um projeto social e político emancipatório

por Regina Tunes