Guilhotina #178 - Josué Medeiros - Le Monde Diplomatique

GUILHOTINA

Guilhotina #178 – Josué Medeiros

Guilhotina | Brasil
11 de agosto de 2022
compartilhar
visualização

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o cientista político Josué Medeiros, professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele é um dos coordenadores do Observatório Político e Eleitoral (Opel) – ao lado de Jorge Chaloub, Mayra Goulart, Pedro Lima e Thais Aguiar -, iniciativa de três grupos de pesquisa da UFRJ e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que, entre outras ações, está produzindo desde maio boletins mensais de acompanhamento do processo eleitoral brasileiro deste ano.

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o cientista político Josué Medeiros, professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele é um dos coordenadores do Observatório Político e Eleitoral (Opel) – ao lado de Jorge Chaloub, Mayra Goulart, Pedro Lima e Thais Aguiar -, iniciativa de três grupos de pesquisa da UFRJ e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que, entre outras ações, está produzindo desde maio boletins mensais de acompanhamento do processo eleitoral brasileiro deste ano. Conversamos sobre a disputa entre democracia e autoritarismo nas eleições de 2022, o fracasso da terceira via, as principais razões das intenções de voto em Lula e Bolsonaro, o impacto da PEC do Desespero e da campanha nas redes sociais, a decisiva última semana antes da votação, o peso de uma vitória petista no primeiro turno, a carta pela democracia e muito mais! Além de professor na UFRJ, Josué é coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira da mesma universidade, membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ, pesquisador do Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada e doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado-sanduíche na Universidade de Paris 3.

 

Trilha: Ben E. King e Stan Applebaum, “Stand by Me” (Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller); e Courtney Barnett, “If I Don’t Hear from You Tonight”.

 



Artigos Relacionados

Eleições 2022: a mídia como palanque

Internet abre espaço para a diversidade de perfis, mas impulsiona velhas práticas

Online | Brasil
por Tâmara Terso
A CRISE DA CULTURA

Lei Aldir Blanc: reflexões sobre as contradições

por Rodrigo Juste Duarte, com colaboração de pesquisadores da rede do Observatório da Cultura do Brasil
AMÉRICA DO SUL

A “nova onda rosa”: um recomeço mais desafiador

Online | América Latina
por Cairo Junqueira e Lívia Milani
CORRUPÇÃO BOLSONARISTA

Onde está o governo sem corrupção de Bolsonaro?

Online | Brasil
por Samantha Prado
CONGRESSO NACIONAL

Financiamento de campanhas por infratores ambientais na Amazônia Legal

Online | Brasil
por Adriana Erthal Abdenur e Renata Albuquerque Ribeiro
EDITORIAL

Só existe um futuro para o Brasil, e ele passa pela eleição de Lula neste domingo

Online | Brasil
por Le Monde Diplomatique Brasil
UMA ENCRUZILHADA SE APROXIMA

Os militares e a última palavra da legitimidade das urnas

Online | Brasil
por Julia Almeida Vasconcelos da Silva
ELEIÇÕES 2022

Voto útil: o chamado ao primeiro turno em 2022

Online | Brasil
por Luísa Leite e Alexsandra Cavalcanti