Guilhotina #183 - Jean Wyllys e Marcia Tiburi

GUILHOTINA

Guilhotina #183 – Jean Wyllys e Marcia Tiburi

Guilhotina | Brasil
15 de setembro de 2022
compartilhar
visualização

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o jornalista e ex-deputado federal Jean Wyllys e a professora de filosofia e feminista Marcia Tiburi, autores do livro “O que não se pode dizer: experiências do exílio, lançado em agosto pela editora Civilização Brasileira. A obra reúne cartas trocadas entre eles em que compartilham a experiência, involuntária, de viver fora do Brasil nestes anos de governo Bolsonaro.

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o jornalista e ex-deputado federal Jean Wyllys e a professora de filosofia e feminista Marcia Tiburi, autores do livro “O que não se pode dizer: experiências do exílio, lançado em agosto pela editora Civilização Brasileira. A obra reúne cartas trocadas entre eles em que compartilham a experiência, involuntária, de viver fora do Brasil nestes anos de governo Bolsonaro. Conversamos sobre os motivos que os levaram a deixar o país, a perseguição promovida pelo MBL, as ameaças de morte, a adaptação ao exílio, a xenofobia e a ascensão da extrema direita também na Europa, as expectativas para as eleições de 2022, o retorno ao Brasil e muito mais. 

Jean é mestre em Letras e Linguística, pesquisador da Open Society Foundation, professor-visitante na Universidade de Harvard e doutorando em Ciência Política na Universidade de Barcelona. Autor de cinco livros, entre os quais “O que será” (publicado pela Objetiva, em 2019), ativista de direitos humanos, em especial na área dos direitos da comunidade LGBTQIA+, vencedor de prêmios internacionais por sua atuação intelectual e política e membro da lista das cinquenta pessoas que mais defendem a diversidade no mundo feita pela revista The Economist.

Mestre e doutora em Filosofia e graduada em Filosofia e Artes Plásticas, Marcia é autora de vários ensaios, entre eles “Como conversar com um fascista”, “Feminismo em comum” e “Complexo de vira-lata”, além dos romances “Uma fuga perfeita é sem volta” e “Sob os pés, meu corpo inteiro”, tema do episódio número 9 do Guilhotina. Atualmente, Marcia é professora na Universidade Paris 8.

Links: Marcia Tiburi, “O homem ao lado de Salman Rushdie; entrevista Jean Wyllys para Carla Juliano, da Folha de S.Paulo ; depoimento de Fernando Grostein para a Piauí ; artigos Larissa Bombardi no Diplo (https://bit.ly/3BFk3gp, https://bit.ly/3BCTlF1, https://bit.ly/3QGR0xh e https://bit.ly/3BbdYH6); e “[Ricardo Rao,] Colega de Bruno Pereira vive exilado na Europa.

Trilha: Jean Goldenbaum, “3rd mov. from ‘The Universe shall conspire to love’ Concerto”; e Jorge Drexler, “Asilo (feat. Mon Laferte)”.



Artigos Relacionados

GUILHOTINA

Guilhotina #186 - Rodrigo Nunes

Pesquisa

Concentração de entregadores nas regiões mais ricas da capital paulista

Online | Brasil
por Lívia Maschio Fioravanti
Direito à cidade

As perspectivas para o Brasil pós 2 de outubro

por Nelson Rojas de Carvalho
Eleições 2022: a mídia como palanque

Internet abre espaço para a diversidade de perfis, mas impulsiona velhas práticas

Online | Brasil
por Tâmara Terso
A CRISE DA CULTURA

Lei Aldir Blanc: reflexões sobre as contradições

por Rodrigo Juste Duarte, com colaboração de pesquisadores da rede do Observatório da Cultura do Brasil
AMÉRICA DO SUL

A “nova onda rosa”: um recomeço mais desafiador

Online | América Latina
por Cairo Junqueira e Lívia Milani
CORRUPÇÃO BOLSONARISTA

Onde está o governo sem corrupção de Bolsonaro?

Online | Brasil
por Samantha Prado
CONGRESSO NACIONAL

Financiamento de campanhas por infratores ambientais na Amazônia Legal

Online | Brasil
por Adriana Erthal Abdenur e Renata Albuquerque Ribeiro