Marco José de Oliveira Duarte e Thais Felipe Silva dos Santos

Guilhotina

Guilhotina #93 – Marco José de Oliveira Duarte e Thais Felipe Silva dos Santos

Guilhotina | Brasil
23 de novembro de 2020
compartilhar
visualização

Neste episódios falamos sobre a necropolítica aplicada à realidade LGBT, a violência e a exclusão contra pessoas travestis e transexuais com Marco José de Oliveira Duarte e Thais Felipe Silva dos Santos. Ouça em seu tocador favorito ou nesta postagem.

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem os assistentes sociais Marco José de Oliveira Duarte e Thais Felipe Silva dos Santos, autores de artigos da coletânea “População LGBTI+, vulnerabilidades e pandemia da Covid-19”, lançada em outubro pela editora Saberes e Práticas. Marco, que é sanitarista, mestre e doutor em Serviço Social, pós-doutor em Políticas Sociais e professor adjunto da Faculdade de Serviço Social e do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), escreveu o capítulo “Dissidências sexuais, vidas precárias e necropolítica: impressões de uma experiência em tempos de pandemia”; e Thais, mestre em Serviço Social pela PUC-SP, participante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP, especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família e assistente social do Tribunal de Justiça de São Paulo, contribuiu com o texto “A luta pela vida na pandemia de Covid-19: #pelavidadaspessoastrans”.

Falamos sobre a necropolítica aplicada à realidade LGBT, a violência e a exclusão contra pessoas travestis e transexuais, a chegada da pandemia e as formas diferenciadas com que ela atinge essas populações, as interseccionalidades entre gênero, raça, orientação sexual e classe e as formas de enfrentar a LGBTfobia numa conjuntura em que esta é mobilizada pela extrema direita para estimular apoiadores e disputar eleitores.

Ouça em seu tocador favorito ou dê o play:

 

Links: Sugestão da Thais, o curta-metragem “Os sapatos de Aristeu” (https://www.youtube.com/watch?v=YI2jhgnYaFY); Guilhotina #83 – Flavia Biroli (https://diplomatique.org.br/guilhotina-83-flavia-biroli/).

 

Trilha: Caio Prado, Daniel Chaudon e Diego Moraes, “Não recomendados”; e Doralyce, “Miss Beleza Universal”.



Artigos Relacionados

Especial

As cidades do amanhã são cidades justas

por Rodrigo Faria G. Iacovini
Financeirização

Quem produz e quem se apropria: o poder do rentismo

Online | Brasil
por Ladislau Dowbor
Guilhotina

Guilhotina #104 – Mauricio Fiore

Ecossocialismo

Gaia, neoliberalismo e o vírus pedagogo

Online | América Latina
por Luiz Fernando Leal Padulla
37 anos da tragédia

Ensaio fotográfico Vila Socó - Cubatão

Online | Brasil
por Luca Meola
Resistências latino-americanas

O Brasil como reflexo inevitável da América Latina

por Victor Moreto
Educação

Queremos voltar ao ensino presencial

por Várias e vários autores
BNP PARIBAS

O elo entre a crise do Rioprevidência e a privatização da Cedae

Online | Brasil
por Vários autores