A forma da República: da Constituição mista ao Estado
Cicero Romão Resende de Araujo é hoje seguramente um dos principais teóricos da política no Brasil. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre tal fato, seu último livro, A forma da República: da constituição mista ao Estado, servirá para confirmar essa colocação. O livro publicado pela Martins Fontes no final do ano passado oferece a melhor explicação disponível para o leitor brasileiro sobre a evolução do constitucionalismo, da República romana à Revolução Americana. E nos oferece também um panorama dos problemas políticos atuais por meio das lentes do republicanismo e do plebeísmo.

O livro A forma da República pode ser entendido como muito mais do que um mero exercício teórico e acadêmico para os iniciados. Certamente, ele atrairá e muito a atenção dos especialistas em republicanismo e suas diversas variações, assim como dos especialistas em federalismo e Revolução Americana.
Mas, a meu ver, sua contribuição vai muito além do interesse dos especialistas. Há uma desconfiança geral hoje no Brasil, mas também em distintos países em relação à política e ao governo. Diversos são os motivos que causam essa desconfiança, que frequentemente se volta à própria política.
Cicero Araujo nos oferece uma pista importante para a recuperação do interesse na política ao diferenciar a legitimidade da discussão do bom governo. Recomendo a leitura do livro a todos aqueles que apostam na retomada do conceito de “política”.
Leonardo Avritzer
Doutor em Sociologia pela New School for Social Research (1993), pós-doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.