Mudar mentalidades e práticas: um imperativo

A crise climática é a consequência mais evidente, mais imediata e mais ameaçadora do modelo industrial, produtivista e consumista em que se baseia a nossa economia e o modo de vida que levamos. Não se trata de algo conjuntural, mas do esgotamento de um sistema que tem como motor o ter e o acumular. Um …

por em

Economia social, uma resposta ao capitalismo financeiro

O banco social Shore Bank oferece crédito às populações desfavorecidas de Chicago, Detroit ou Cleveland; a empresa cooperativa Autocool oferece serviço de compartilhamento de veículos, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, graças a uma inteligente rede de estações urbanas. Uma coletividade local cria uma cooperativa para acompanhar projetos de mercearias solidárias em …

por em

Bens públicos globais, um conceito revolucionário

  É necessário repensar o equilíbrio entre “privado” e “público”, entre as atividades dos atores “privados” em âmbito global (Estados, grandes empresas, ONGs e indivíduos) e o domínio público mundial. Como levar os diferentes atores a serem mais responsáveis ​​por suas ações – e especialmente pelos danos que possam causar? Começa a surgir uma reflexão, mesmo …

por em

A transformação do mundo

O Movimento altermundialista (altermundo = busca de outro mundo possível) nasce da contestação ao neoliberalismo. Ele se constitui no inicio dos anos 1980 nas lutas de resistência às políticas neoliberais. Ele prolonga e renova os movimentos de emancipação que, em cada momento histórico, o precederam: as lutas sociais e o movimento operário, as lutas contra …

por em