Um novo mundo no lugar da “velha” grilagem

As famílias que vivem no Acampamento Boa Esperança já relataram inúmeras vezes que não vão desistir da esperança de conquistar seu direito à terra, e seguirão buscando um novo mundo. A inspiração para esta luta, e solução para este caso, está num horizonte bem próximo ao Acampamento, na própria Gleba Nhandú. Em situação idêntica a …

por em

Mais de 15 anos de luta e esperança pelo direito à terra em meio à violência

“Eu prefiro morrer na luta pela Araúna do que viver jogado na beira das estradas feito cachorro, nunca vou desistir”, esse era o sentimento de Marcos Paulo*, na época em que o grileiro mandou incendiar mais de 80 casas do Acampamento Boa Esperança. Esse foi só mais um episódio de violência. Ao longo de mais …

por em

Atuação do poder público: Incra – MT é cúmplice dos grileiros

As famílias que seguem resistindo no Acampamento Boa Esperança buscam seu direito à terra legalmente, por meio das políticas públicas da Reforma Agrária, garantida pela Lei nº 4.504/64 (Estatuto da Terra). Elas convivem diariamente com a extrema violência praticada pelos funcionários da família do grileiro Macello Bassan. Debaixo de barracos de lona, o grupo segue …

por em