Um novo mundo no lugar da “velha” grilagem

As famílias que vivem no Acampamento Boa Esperança já relataram inúmeras vezes que não vão desistir da esperança de conquistar seu direito à terra, e seguirão buscando um novo mundo. A inspiração para esta luta, e solução para este caso, está num horizonte bem próximo ao Acampamento, na própria Gleba Nhandú. Em situação idêntica a …

por em

Mais de 15 anos de luta e esperança pelo direito à terra em meio à violência

“Eu prefiro morrer na luta pela Araúna do que viver jogado na beira das estradas feito cachorro, nunca vou desistir”, esse era o sentimento de Marcos Paulo*, na época em que o grileiro mandou incendiar mais de 80 casas do Acampamento Boa Esperança. Esse foi só mais um episódio de violência. Ao longo de mais …

por em

Atuação do poder público: Incra – MT é cúmplice dos grileiros

As famílias que seguem resistindo no Acampamento Boa Esperança buscam seu direito à terra legalmente, por meio das políticas públicas da Reforma Agrária, garantida pela Lei nº 4.504/64 (Estatuto da Terra). Elas convivem diariamente com a extrema violência praticada pelos funcionários da família do grileiro Macello Bassan. Debaixo de barracos de lona, o grupo segue …

por em

Grileiro continua ocupando terras da União e ameaçando famílias

São quase duas décadas de resistência, esperança e luta pelo seu pedaço de terra. Mais de 100 famílias do Acampamento Boa Esperança, localizado na Gleba Nhandú, no município de Novo Mundo (780 km de Cuiabá), ainda sonham com um “mundo novo”. Mesmo com o direito à terra garantido pelo Constituição Federal, as famílias seguem aguardando, …

por em