Podcast Guilhotina #55 – Patrícia Maeda - Le Monde Diplomatique

Guilhotina

Guilhotina #55 – Patrícia Maeda

9 de Janeiro de 2020
compartilhar
visualização

Neste episódio do Guilhotina a entrevistada é a juíza do trabalho Patrícia Maeda e o foco da conversa é são os impactos da Reforma Trabalhistas, principalmente para as mulheres e dos desafios colocados para as mulheres que operam o sistema de justiça, tema de seu último livro, “Sororidade em pauta”. Ouça em seu player favorito ou em nosso site.

A reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, deu um importante passo para acabar com o desemprego no Brasil. Entretanto, por mais incrível que parece, isso não necessariamente é uma boa notícia. Por meio da aprovação do contrato de trabalho intermitente, que permite que empresas assinem com trabalhadores sem a obrigação de oferecer trabalho nem uma remuneração mínima, a tendência é de substituição da falta de ocupação pela generalização do subemprego.

Neste episódio do Guilhotina, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a juíza do trabalho Patrícia Maeda, autora da dissertação de mestrado “Trabalho no capitalismo pós-fordista: trabalho decente, terceirização e contrato zero-hora”, de onde foi extraído o artigo “Contrato zero-hora e seu potencial precarizante”, publicado em 2019 na coletânea organizada pelo professor Ricardo Antunes “Riqueza e miséria do trabalho no Brasil IV”. Além das consequências da reforma trabalhista para a população em geral, falamos sobre os impactos das mudanças legislativas para as mulheres, atual área de pesquisa de Patrícia, e dos desafios colocados para as mulheres que operam o sistema de justiça, tema de seu último livro, “Sororidade em pauta”.

Links: Nexo, “Os resultados da reforma trabalhista 2 anos após sua aprovação”, Justificando, “A contrarreforma na perspectiva da mulher trabalhadora: quando reformar significa precarizar”.

Ouça em seu player favorito ou clique na imagem abaixo:

Trilha
Abertura: David Allen Coe, “Take This Job and Shove It”
Encerramento: The Clash, “The Magnificent Seven”



Artigos Relacionados

Guilhotina

Guilhotina #61 – Deivison Nkosi

Soberania alimentar

Um resgate necessário: o Brasil de combate à fome

Online | Brasil
por Beatriz Gomes Cornachin
Em nome de Deus

Primeiro ano de governo Bolsonaro é marcado por ataques à cultura

por Alex Pegna Hercog
Investimento na Educação

Ampliar o Fundeb é ato de responsabilidade cidadã

Online | Brasil
por Gregório Durlo Grisa
Entrevista

“A juventude sempre será a força motora das grandes mudanças”

por Juan Manuel P. Domínguez
Antissexista, antiracista

Políticas identitárias

por Érico Andrade
Violência de Estado

O assassinato como política pública

por Evandro Cruz Silva
PODCAST

Guilhotina #60 – Leonardo Sakamoto