Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com os jornalistas do site o O Joio e O Trigo João Peres e Victor Matioli. Eles são autores de “Donos do mercado: como os grandes supermercados exploram trabalhadores, fornecedores e a sociedade”, lançado este mês pela editora Elefante. O livro-reportagem investiga o crescimento explosivo dos supermercados no país nas últimas décadas, em especial dos grupos Pão de Açúcar e Carrefour. Corporações que se tornaram tão dominantes hoje em dia que chegam a impor condições para outras grandes transnacionais, como a Nestlè.
Ouça em seu aplicativo favorito ou dê o play:
João e Vitor falaram sobre as transformações culturais e legais que ocorreram no país no período da ditadura e que possibilitaram a consolidação do setor, as estratégias para minar a concorrência e incorporar comércios menores, as pressões sobre os fornecedores, as relações de interdependência com o agronegócio e a indústria alimentícia, o papel dos supermercados no aumento do consumo de ultraprocessados, as consequências para a saúde da população e para o meio ambiente, as condições de trabalho dos empregados e as alternativas e estratégias de enfrentamento desse modelo. Um retrato da conjuntura atual a partir de um olhar crítico e detalhado sobre um ramo nevrálgico do capitalismo brasileiro.
Trilha: The Clash, “Lost in the supermarket” (Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon); e Chico Buarque, “O malandro” (Kurt Weill e Bertolt Brecht).