Arquivos Guilhotina - Le Monde Diplomatique

Guilhotina #27 – Renan Quinalha

Jair Bolsonaro elegeu-se presidente do Brasil com uma plataforma marcadamente LGBTfóbica, mobilizando com sucesso o conservadorismo da população contra minorias. Para conversar sobre os resultados e as origens desse discurso de ódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o professor de Direito na Unifesp Renan Quinalha. Militante de direitos humanos, Renan é doutor em Relações …

Guilhotina #26 – Leda Paulani

Bianca Pyl, Gabriela Bonin e Luís Brasilino recebem a economista Leda Paulani para uma entrevista sobre a conjuntura brasileira. Secretária Municipal de Planejamento de São Paulo entre 2013 e 2015, Leda é doutora em Economia pelo IPE-USP, professora titular do Departamento de Economia da FEA-USP e professora visitante da UFABC. Ela é autora de um …

Guilhotina #24 – Sabrina Fernandes

Despolitização, redução do horizonte estratégico, conciliação de classe, burocratização, fragmentação… a esquerda brasileira vive há mais de década uma crise que foi se aprofundando até a derrota para a extrema-direita nas eleições de 2018. Para esmiuçar os motivos que levaram a isso e vislumbrar perspectivas, neste episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a …

Guilhotina #23 – Ana Paula Corti e Fernando Cássio

Os ataques contra a educação agudizaram-se e ficaram mais explícitos no governo Bolsonaro, mas eles vêm de longe. Neste episódio, Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino recebem os professores Ana Paula Corti, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, e Fernando Cássio, da Universidade Federal do ABC. Fernando organizou e …

Guilhotina #22 – Camila Rocha

Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino recebem a cientista política Camila Rocha, autora da tese de doutorado “‘Menos Marx mais Mises’: uma gênese da nova direita brasileira (2006-2018)”. Camila iniciou a pesquisa em 2015, quando passou quatro meses estudando os arquivos na sede do Instituto Liberal, e entrevistou as principais lideranças do que hoje …

Guilhotina #21 – Grazielle Albuquerque

Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino entrevistam a jornalista e cientista política Grazielle Albuquerque, que em março de 2019 defendeu na Unicamp a tese de doutorado “Justiça e política: um estudo sobre a comunicação do STF (1988-2004)”. Na pesquisa, que vai virar livro em 2020, ela analisa as consequências do processo de crescente midiatização …

Guilhotina #20 – Ludmila Costhek Abilio

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com Ludmila Costhek Abilio, pesquisadora da Unicamp e que, entre outras linhas de pesquisa, investiga a “Uberização do trabalho: novas formas de controle, gerenciamento e organização do trabalho”. Doutora em Ciências Sociais na Unicamp e pós-doutora na Faculdade de Economia e Administração da USP, ela também é autora do …

Guilhotina #19 – Vinicius Valle

Cristiano Navarro e Luís Brasilino recebem o cientista político Vinicius Valle para falar sobre sua tese de doutorado “Religião, lulismo e voto: a atuação política de uma Assembleia de Deus e seus fiéis em São Paulo – 2014-2016”. Mestre e doutor pela USP, ele acompanhou de dentro o processo de transformação que levou, ao longo …

Guilhotina #18 – Julián Fuks

Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino conversam com o escritor Julián Fuks, doutor em teoria literária pela USP e autor, entre outros, de A resistência, vencedor do Prêmio Jabuti em 2016 e do Prêmio José Saramago de 2017. A autoficção conta a relação de Julián com seu irmão mais velho, adotado de forma irregular durante …

Guilhotina #17 – Danielle Tega

Cristiano Navarro, Dafne Melo e Luís Brasilino entrevistam a socióloga Danielle Tega, pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu (Unicamp) e autora do livro “Tempos de dizer, tempos de escutar: testemunhos de mulheres no Brasil e na Argentina” (Intermeios/Fapesp, 2019), sobre a luta contra as ditaduras militares desses dois países entre …

Guilhotina #16 – Eliza Capai

Neste episódio, recebemos Eliza Capai, diretora do documentário “Espero tua (re)volta”. O longa, premiado no Festival de Berlim de 2019, retrata o movimento secundarista de São Paulo desde as Jornadas de Junho de 2013 até a eleição de Bolsonaro em 2018, passando especialmente pelo movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas em 2015. Na pauta, …

Guilhotina #15 – Alexandre Fuccille

Nas vésperas dos 55 anos do golpe militar de 1964, Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino recebem o cientista político Alexandre Fuccille, professor de Relações Internacionais da Unesp e ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed). Alexandre coordenou a produção do dossiê que estampa a capa da edição de março do Le Monde …

Guilhotina #14 – Claudia Rosalina Adão

Neste episódio, confira entrevista com a assistente social e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na USP Claudia Rosalina Adão. Em 2017 ela concluiu seu mestrado em Mudança Social e Participação Política, também pela USP, e sua dissertação virou o livro Territórios de morte: homicídio, raça e vulnerabilidade social na cidade de São Paulo (http://bit.ly/claudiaadão). Na …

Guilhotina #13 – Renata Souza

Neste 14 de março de 2019, dia em que o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes completa um ano, conversamos com a deputada estadual Renata Souza. Atualmente a primeira mulher negra a presidir a Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Renata era chefe de gabinete de Marielle, com quem trabalhou por dez anos. No …

Guilhotina #12 – Anne Rammi e Monica Seixas

Em 2018, enquanto colocava no poder um governo ultraconservador, os brasileiros elegiam a maior bancada feminina da história, tanto na Câmara dos Deputados como nas Assembleias Legislativas. Para conversar sobre este momento ambíguo, Cristiano Navarro, Ligia Ximenes e Luís Brasilino recebem nesta véspera do 8M de 2019 as codeputadas da Bancada Ativista de São Paulo …

Guilhotina #11 – Henrique Carneiro

O que está por trás da proibição de certas drogas e do estímulo ao consumo de outras? Uma dica: não são critérios sanitários ou científicos… Neste episódio, Bianca Pyl, Cristiano Navarro, Luís Brasilino e Taís Ilhéu conversam com o professor de História da USP, Henrique Carneiro, autor do livro “Drogas: a história do proibicionismo” (http://bit.ly/proibicionismo). …

Guilhotina #10 – Thiago B. Mendonça

Uma conversa sobre cinema político e independente com Thiago B. Mendonça, cujo primeiro longa-metragem de ficção, “Jovens infelizes ou um homem que grita não é um urso que dança” (trailer: https://vimeo.com/151105316), esteve em cartaz nos cinemas no início deste ano. Em pauta, os sentidos do cinema político, a arte que incomoda, a paixão por um …

Guilhotina #09 – Marcia Tiburi

Neste episódio, Luís Brasilino, Cristiano Navarro, Bianca Pyl e Ligia Ximenes conversam com a filósofa Marcia Tiburi sobre seus dois últimos livros, o romance distópico “Sob os pés, meu corpo inteiro” e o ensaio “Feminismo em comum: para todas, todes e todos”. Em debate, o cotidiano cada vez mais distópico do fascismo à brasileira, suas …

Guilhotina #08 – Rogério de Campos

O Super-Homem é fascista? Rogério de Campos, diretor da editora Veneta (veneta.com.br), escreveu um livro para responder a esta questão, “Super-Homem e o romantismo de aço” (http://bit.ly/super-homem-rogério). Parece uma questão infantil, e talvez devesse ser, mas não se considerarmos que hoje em dia os quadrinhos e filmes de super-heróis são consumidos majoritariamente pelo público adulto. …

Guilhotina #07 – Fábio Mallart

A prisão é a melhor resposta para a resolução dos conflitos? Para sociedade brasileira atual, com a terceira maior população carcerária do mundo, parece que sim. Uma visão que não poderia ser mais falsa. Não só o mundo externo segue influenciando a vida nas cadeias, como o que acontece do lado de dentro afeta profundamente …

Guilhotina #06 – Ladislau Dowbor

Por que oito famílias têm mais riqueza do que metade da população mundial? Quais as causas e as implicações políticas e sociais dessa imoralidade? Luís Brasilino, Cristiano Navarro e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, conversam neste episódio com o economista Ladislau Dowbor, professor titular da PUC-SP, consultor de agências da ONU, governos …

Guilhotina #05 – Rosana Pinheiro-Machado

Em nosso quinto episódio, agora também nas plataformas Itunes e Google Podcast, Luís Brasilino e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, e a jornalista convidada Gisele Silva entrevistam a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, professora da Universidade Federal de Santa Maria e pós-doutora pela Harvard University. Desde 2009 Rosana faz trabalho de campo com …

Guilhotina #04 | Luciana Zaffalon

“O Poder Judiciário e o Ministério Público do Estado de São Paulo agem politicamente como se partidos fossem. Isto é, representam e protegem uma fração da sociedade”. Esta é uma das conclusões do livro “A política da Justiça: blindar as elites, criminalizar os pobres”, da advogada Luciana Zaffalon, da coordenação-geral do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais …

Guilhotina #03 | Jessé Souza

Neste episódio, Luís Brasilino, Cristiano Navarro e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, e o jornalista convidado Igor Ojeda conversam com o sociólogo Jessé Souza, ex-presidente do Ipea e professor titular de sociologia da Universidade Federal do ABC. Jessé é autor de mais de 20 livros, entre os quais “A classe média …

Guilhotina #02 Henrique Costa

No segundo episódio do Guilhotina, Luís Brasilino, Cristiano Navarro e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, recebem Henrique Costa, doutorando em Ciências Sociais da Unicamp, para falar sobre educação, crise do lulismo e a ascensão da extrema direita. Henrique é autor do livro “Entre o lulismo e o ceticismo: um estudo com …

Guilhotina #01 Esther Solano – Conheça o novo podcast do Diplo

Neste primeiro episódio, Luís Brasilino, Cristiano Navarro e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, e o jornalista Maurício Hashizume conversam com a socióloga Esther Solano sobre a ascensão da extrema direita no Brasil e a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Esther, organizadora do livro recém lançado pela editora Boitempo …