Guilhotina

Guilhotina #100 – Torkjell Leira
Bianca Pyl e Luís Brasilino entrevistam o geógrafo Torkjell Leira, autor do livro “A luta pela floresta”, lançado em 2020 pela editora Rua do Sabão. A obra analisa os investimentos da Noruega, seu país de origem, no Brasil. A relação entre os dois países ganhou os holofotes em 2019 quando, provocada por atitudes e declarações …

Guilhotina #99 – Luana Malheiro
Há mais de 11 anos Luana Malheiro faz pesquisa de campo com usuárias de crack em Salvador. O estudo resultou no seu mestrado em 2019 e agora no livro “Tornar-se mulher usuária de crack: trajetórias de vida, culturas de uso e políticas de drogas”, lançado em setembro pela editora Telha. O trabalho desmistifica o papel …

Guilhotina #98 – Rene Silva
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o comunicador e ativista Rene Silva. Fundador do jornal Voz das Comunidades, em 2010, ele ficou conhecido por cobrir a ocupação do Complexo do Alemão pela UPP, através do Twitter, e foi considerado um dos negros mais influentes do mundo pela organização “Most Influential People of African Descent”, de …

Guilhotina #97 – José Paulo Netto
O convidado deste episódio passou 18 meses escrevendo e os últimos 60 anos pesquisando para escrever sua última obra, “Karl Marx: uma biografia” (http://bit.ly/3oRmsLE), livro de 816 páginas lançado pela Boitempo em dezembro. Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o professor José Paulo Netto para uma viagem de mais de 2 horas ao século XIX …

Guilhotina #96 – Preta Ferreira
Em 24 de junho de 2019, a cantora, compositora e atriz Preta Ferreira, uma das lideranças do movimento de moradia de São Paulo, foi presa, junto com outros treze militantes, em um processo que os ligava ao desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandú, em 1º de maio de 2018. Baseada …

Guilhotina #95 – Graça Druck e Luiz Filgueiras
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem Graça Druck e Luiz Filgueiras, professores aposentados da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para analisar a conjuntura brasileira de 2013 até os dias de hoje. Graça é mestre em Ciência Política e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, tem pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Paris 13 e é …

Guilhotina #94 – João Peres e Victor Matioli
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com os jornalistas do site o O Joio e O Trigo João Peres e Victor Matioli. Eles são autores de “Donos do mercado: como os grandes supermercados exploram trabalhadores, fornecedores e a sociedade”, lançado este mês pela editora Elefante. O livro-reportagem investiga o crescimento explosivo dos supermercados no país …

Guilhotina #93 – Marco José de Oliveira Duarte e Thais Felipe Silva dos Santos
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem os assistentes sociais Marco José de Oliveira Duarte e Thais Felipe Silva dos Santos, autores de artigos da coletânea “População LGBTI+, vulnerabilidades e pandemia da Covid-19”, lançada em outubro pela editora Saberes e Práticas. Marco, que é sanitarista, mestre e doutor em Serviço Social, pós-doutor em Políticas Sociais e …

Guilhotina #92 – Gabriel Landi
Bianca Pyl e Luís Brasilino entrevistam o metroviário e advogado trabalhista Gabriel Landi, bacharel em Direito pela USP, editor e tradutor no blog Lavra Palavra e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ele é organizador, com Jones Manoel, da coleção Quebrando as correntes, pela qual estão lançando o segundo livro, “Raça, classe e revolução: a …

Guilhotina #91 – Leandro Pereira Gonçalves e Odilon Caldeira Neto
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem os historiadores Leandro Pereira Gonçalves e Odilon Caldeira Neto, professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadores, respectivamente, da rede de pesquisa Direitas, História e Memória e do Observatório da Extrema Direita da UFJF. Eles lançaram este ano pela FGV Editora o livro “O fascismo em …

Guilhotina #90 – Selma dos Santos Dealdina e Vercilene Francisco Dias
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem as mulheres quilombolas Selma dos Santos Dealdina, do Angelim III, Território do Sapê do Norte, em São Mateus (ES), e Vercilene Francisco Dias, Vão do Moleque, Território Kalunga, em Cavalcante (GO). Selma é assistente social, foi gerente de política para as mulheres no Espírito Santo e é secretária executiva …

Guilhotina #89 – Luiz Eduardo Soares
Bianca Pyl e Luís Brasilino entrevistam o antropólogo Luiz Eduardo Soares, que está lançando pela Boitempo o livro “Dentro da noite feroz: o fascismo no Brasil”. Professor visitante da UFRJ, ex-secretário nacional de segurança pública (2003), coordenador de segurança, justiça e cidadania do estado do Rio de Janeiro entre 1999 e 2000 e autor de …

Guilhotina #88 – Marcos Nobre
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o filósofo Marcos Nobre, professor do Departamento de Filosofia da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Ele lançou neste ano pela editora Todavia o ensaio “Ponto final, a guerra de Bolsonaro contra a democracia”, uma análise da conjuntura brasileira concentrada no projeto autoritário do …

Guilhotina #87 – Bruno Paes Manso
Bianca Pyl e Luís Brasilino entrevistam o jornalista Bruno Paes Manso, doutor em Ciência Política e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Ele está lançando pela editora Todavia o livro “A república das milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro”, em que conta a história das milícias do Rio de Janeiro …

Guilhotina #86 – Carla Borges e Tatiana Merlino
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem as autoras e organizadoras do livro “Heroínas desta história: mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura”, Carla Borges e Tatiana Merlino. Carla foi coordenadora de Direito à Memória e à Verdade na Prefeitura de São Paulo (2013-2016) e atualmente presta consultorias e é colaboradora do Instituto …

Guilhotina #85 – Juliana Borges
A situação das prisões diz mais sobre a sociedade brasileira do que ela gostaria de admitir. Essa constatação perpassa o ensaio lançado esta semana pela convidada de Bianca Pyl e Luís Brasilino, a escritora Juliana Borges. Consultora do Núcleo de Enfrentamento, Monitoramento e Memória de Combate à Violência da OAB São Paulo e conselheira da …

Guilhotina #84 – Sidnei Nogueira
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem neste episódio o babalorixá Sidnei Nogueira, doutor em Semiótica pela USP, professor-visitante na pós-graduação da Unicamp e coordenador do ILE ARA, o Instituto Livre de Estudos Avançados em Religiões Afrobrasileiras. Ele lançou neste ano pela editora Polén o livro “Intolerância religiosa”, parte da coleção Feminismos plurais. Conversamos sobre a …

Guilhotina #83 – Flávia Biroli
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a cientista política Flávia Biroli, autora, com Maria das Dores Campos Machado e Juan Marco Vaggione, do livro “Gênero, neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina”, lançado este mês pela Boitempo. Fruto de uma investigação transnacional realizada no decorrer de 2018 e 2019, a obra traça …

Guilhotina #82 – Beatriz Pedreira
A participação das mulheres na política latino-americana é superior à média mundial. Entretanto, o subcontinente apresenta péssimos índices em termos de desigualdade e violência de gênero. Essa contradição perpassa o projeto “Eleitas – mulheres na política” (eleitas.org), coordenado pela cientista social Beatriz Pedreira, convidada de Bianca Pyl e Luís Brasilino neste episódio. Cofundadora e diretora …

Guilhotina #81 – Juliano Giassi Goularti
Ao contrário da propaganda empresarial, a redução de impostos não resulta, necessariamente, em investimentos privados para o desenvolvimento do país. Neste episódio do Guilhotina, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o economista Juliano Giassi Goularti, doutor em Economia pela Unicamp, que lançou recentemente o livro Política fiscal e desoneração tributária no Brasil, pelas editoras …

Guilhotina #80 – Allan Rodrigo de Campos Silva
O agronegócio está profundamente relacionado com o surgimento do novo coronavírus e de diversas outras epidemias. Essa associação é demonstrada em detalhes no livro do epidemiologista evolutivo Rob Wallace, “Pandemia e agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência”, lançado este mês pelas editoras Elefante e Igra Kniga. Neste episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam sobre …

Guilhotina #79 – Aparecida Vilaça
O genocídio indígena no Brasil ganhou novo impulso com a pandemia de Covid-19. Neste episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a antropóloga Aparecida Vilaça, professora do Museu Nacional da UFRJ, autora de diversos livros acadêmicos sobre os Wari’ e que lançou neste ano pela coleção Pandemia da editora Todavia o ensaio “Morte na floresta”. …

Guilhotina #78 – Charles Trocate
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o escritor, filósofo e educador popular Charles Trocate, autor com Tádzio Coelho do livro “Quando vier o silêncio: o problema mineral brasileiro” (Expressão Popular/Rosa Luxemburgo, 2019 – https://bit.ly/trocate). Membro da coordenação nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Trocate faz uma análise conjuntura da exploração dos recursos …

Guilhotina #77 – João Cezar de Castro Rocha
A visão de mundo bolsonarista é composta de três elementos principais. Em primeiro lugar, a Doutrina de Segurança Nacional que criou a figura do inimigo interno. Em segundo, uma obra obscura produzida pelo Exército nos anos 1980 chamada Orvil. Resposta contra a divulgação dos crimes cometidos pela ditadura, o documento expressa uma linha de pensamento …

Guilhotina #76 – Roberto Leher
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam o professor Roberto Leher sobre sua última obra, “Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública” (Expressão Popular/Rosa Luxemburgo, 2019). Professor titular de Políticas Públicas em Educação e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ e colaborador da Escola Nacional Florestan …

Guilhotina #75 – Marcelo da Silveira Campos
No fim de 2004, 65,5% das pessoas incriminadas por drogas foram consideradas usuárias; contra 34,5% enquadradas como traficantes. Cinco anos depois, esses números se inverteram: 87,5% dos incriminados eram traficantes, enquanto apenas 12,5% passaram como usuários. Esse processo de transformação de usuários em traficantes é evidenciado e explicado pelo convidado deste episódio, o sociólogo Marcelo …

Guilhotina #74 – Najara Lima Costa
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a socióloga Najara Lima Costa, mestra em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, docente nos ensinos médio e superior e pesquisadora das relações raciais. Ela está lançando este mês o livro “Quem é negra/o no Brasil? Cotas raciais e comissões de heteroidentificação na prefeitura de São …

Guilhotina #73 – Helena Martins
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a jornalista Helena Martins, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) integrante do Intervozes, doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018) e mestre em Comunicação pela UFC (2012). Autora do livro “Comunicações em tempos de crise: economia e política” (Expressão Popular/Fundação Rosa Luxemburgo, 2019) e organizadora …

Guilhotina #72 – Natália Lago
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam a antropóloga Natália Lago. Integrante da Associação de Amigos e Familiares de Presos de São Paulo (Amparar), ela defendeu em novembro de 2019 a tese de doutorado “Jornadas de visita e de luta: tensões, relações e movimentos de familiares nos arredores da prisão”. Na pesquisa, ela acompanhou a realidade de sofrimento …

Guilhotina #71 – Raquel Barreto
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a historiadora Raquel Barreto para uma conversa sobre a história e a atualidade do Partido dos Panteras Negras, tema do doutorado que ela desenvolve na Universidade Federal Fluminense desde 2017. Falamos sobre as origens da formação norte-americana fundada em 1966, os trabalhos de organização do povo negro, a luta armada, …

Guilhotina #70 – Winnie Bueno
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem Winnie Bueno, doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e criadora da Winnieteca, um projeto que doa livros para pessoas negras. Recentemente ela lançou o livro “Imagens de controle – Um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins” (Zouk, 2020 – https://bit.ly/imagensdecontrole), resultado de …

Guilhotina #69 – Alysson Leandro Mascaro
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam sobre a crise social, política e sanitária com o jurista e filósofo Alysson Leandro Mascaro. Professor da Faculdade de Direito da USP, ele é autor de diversos livros, dentre os quais os mais recentes são “Crise e golpe”, “Estado e forma política” e “Crise e pandemia”, todos publicados pela …

Guilhotina #68 – Boaventura de Sousa Santos
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam sobre a pandemia de Covid-19 com o pensador português Boaventura de Sousa Santos. Professor titular aposentado da Faculdade de Economia e diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, ele é autor de diversos …

Guilhotina #67 – Douglas Belchior
Depois de uma breve interrupção provocada pela suspensão das atividades no estúdio da Central 3, retomamos, de casa, as gravações do Guilhotina. Neste episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o professor Douglas Belchior, formado em História pela PUC/SP e fundador do Movimento Uneafro-Brasil. Conversamos sobre o combate à Covid-19 nas periferias, a dificuldade …

Guilhotina #66 – Mariana Galuch
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a cientista social Mariana Vieira Galuch, professora da Universidade Federal do Amazonas. Ela defendeu na Ufam em 2019 o doutorado “Do assentamento ao agronegócio: uma etnografia das migrações, políticas e dinâmicas territoriais em Apuí (Amazonas)”, em que traça uma minuciosa descrição dos fluxos migratórios que foram formando a …

Guilhotina #65 – Lidiane Soares Rodrigues
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a historiadora e socióloga Lidiane Soares Rodrigues, doutora em História Social pela USP e professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Uma de suas linhas pesquisa é “Fast Thinkers à brasileira: Uma doutrinação ideológica contra culturas de esquerda (2002-2014)”, em que …

Guilhotina #64 – Eliete Barbosa
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem Eliete Barbosa, professora no curso de cultura, educação e relações étnicos-raciais no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc-USP) e doutoranda em Psicologia Social na PUC-SP. Ela está lançando este ano o livro “Negras lideranças: mulheres ativistas da periferia de São Paulo”, pela editora Dandara. Conversamos com …

Guilhotina #63 – Maria Rita Kehl
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, autora de diversos livros, entre os quais o mais recente é “Bovarismo brasileiro”, lançado pela Boitempo em 2018. Conversamos sobre o significado o termo bovarismo, a especificidade brasileira e o seu papel para forjar uma elite que tem “vergonha das origens multirraciais …

Guilhotina #62 – Juliano Medeiros
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o historiador Juliano Medeiros, presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Ele defende no fim de março na Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) a tese “A nova esquerda na América Latina: movimentos sociais, institucionalização e crise do progressismo”. Na pesquisa que Juliano compartilhou conosco na fase …

Guilhotina #61 – Deivison Nkosi
Bianca Pyl e Luís Brasilino entrevistam o sociólogo Deivison Mendes Faustino, mais conhecido como Deivison Nkosi. Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutor em Sociologia pela UFSCar, ele é autor do livro “Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro”, publicado pela Ciclo Contínuo Editorial em 2018. A obra é uma biografia intelectual …

Guilhotina #60 – Leonardo Sakamoto
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o jornalista Leonardo Sakamoto, doutor em Ciência Política pela USP, professor de Jornalismo na PUC-SP, diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e colunista do portal UOL. Ele está lançando o livro “Escravidão contemporânea” (http://bit.ly/escravidão-contemporânea), obra em que reúne artigos …

Guilhotina #59 – Daniel Hirata
O Estado brasileiro foi responsável por quase 40% das mortes ocorridas no Rio de Janeiro em 2019. O convidado desta semana Daniel Hirata, professor de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, acaba de lançar uma pesquisa inédita que contribui para elucidar o porquê de tanta letalidade. Ao lado da pesquisadora Carolina Christoph Grillo, ele coordena um …

Guilhotina #58 – Marina Yukawa
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a jornalista Marina Yukawa, autora do livro-reportagem “Sorrisos amarelos: histórias de jovens mulheres orientais no Brasil”. A obra traz cinco relatos de pessoas que sofrem ou sofreram violência, assédio ou preconceito por conta de suas origens asiáticas. Na conversa, a fetichização da mulher oriental, com a expectativa de submissão …

Guilhotina #57 – Rodolfo Vianna
Como Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo, Jornal Nacional, Jornal da Record e SBT Brasil acompanharam os debates em torno da reforma da Previdência? Quais especialistas foram consultados? Eles eram críticos ou apoiadores do projeto? As respostas estão em estudo do Coletivo Intervozes realizado pelo convidado desta semana do Guilhotina, o jornalista Rodolfo Vianna, mestre …

Guilhotina #56 – Ricardo Abramovay
O convidado desta semana é o professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Ricardo Abramovay. Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o ambientalista sobre seu mais recente livro “Amazônia, por uma economia do conhecimento da natureza”, lançado no fim de 2019 pela editora Elefante. Durante a entrevista pontos como “o desmatamento …

Guilhotina #55 – Patrícia Maeda
A reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, deu um importante passo para acabar com o desemprego no Brasil. Entretanto, por mais incrível que parece, isso não necessariamente é uma boa notícia. Por meio da aprovação do contrato de trabalho intermitente, que permite que empresas assinem com trabalhadores sem a obrigação de oferecer trabalho …

Guilhotina #54 – Helena Silvestre
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a escritora, educadora, militante do movimento Luta Popular e editora da revista Amazonas Helena Silvestre. Em 2019, ela lançou, com apoio do Sarau do Binho e da revista Amazonas, o livro “Notas sobre a fome”, uma autoficção em que ela relata episódios da sua vida, desde a infância em …

Guilhotina #53 – Larissa Pelúcio e Richard Miskolci
Durante dois anos, a antropóloga Larissa Pelúcio entrevistou mais de 300 matchs e crushs que contatou via aplicativos de relacionamentos como Adote um Cara, Tinder e happn para compreender como “homens adultos que se entendem como heterossexuais, pertencentes à classe média e média baixa, têm negociado sexo e amor com suas potenciais parceiras e lidado …

Guilhotina #52 – Raquel Rolnik
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem neste episódio do Guilhotina a urbanista Raquel Rolnik. Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, ela foi relatora especial para o direito à moradia adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2008-2014), secretária nacional de programas urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007) e diretora de …

Guilhotina #51 – Daniel Santini
Os desdobramentos que se seguiram às Jornadas de Junho parecem ter deixado os brasileiros traumatizados com a bandeira do passe livre. À possibilidade de uma conquista radical e importante seguiu-se uma ofensiva conservadora que culminou com a eleição de um governo composto por fascistas cinco anos depois. Na contracorrente, o convidado de Bianca Pyl, Gabriela …

Guilhotina #50 – Armando Boito
A principal contradição do processo político durante os governos do PT não foi, como indicaria uma leitura mais superficial, entre capital e trabalho, mas sim entre a grande burguesia interna brasileira e o capital internacional (mais a burguesia local a ele associada). A leitura é do professor titular de Ciência Política da Unicamp, Armando Boito, …

Guilhotina #49 – Álvaro Borba e Ana Lesnovski (Meteoro Brasil)
“O conceito de direitos humanos tem sido um pretexto para dar vantagens a minorias selecionadas que servem aos interesses globalistas.” “A ideologia de gênero quer impor o aborto a mulheres e transformar meninos em meninas.” “O método científico não serve para descobrir nada e a ciência ‘bestifica’ a humanidade.” “Os portugueses não estiveram na África, …

Guilhotina #48 – Daniela Fernandes Alarcon e Glicéria Tupinambá
Em 2004, os tupinambá da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, decidiram retomar as terras que vinham sendo invadidas e exploradas pelos brancos desde a época da colonização portuguesa. Enquanto aguardam a conclusão do processo de demarcação, com a publicação da portaria declaratória pelo ministro da Justiça e as etapas finais, os indígenas ocuparam …

Guilhotina #47 – Gabriel Feltran
Neste episódio do Guilhotina, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o sociólogo Gabriel Feltran, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Em 2018, ele lançou pela Companhia das Letras o livro Irmãos, uma história do PCC, em que conta as origens …

Guilhotina #46 – Paulo Nogueira Batista Jr.
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam neste Guilhotina com o economista Paulo Nogueira Batista Jr., vice-presidente de 2015 a 2017 do Novo Banco de Desenvolvimento em Xangai (mais conhecido como Banco dos Brics) e diretor executivo no Fundo Monetário Internacional pelo Brasil e mais dez países entre 2007 e 2015. Ele está lançando o livro …

Guilhotina #45 – Natalia Timerman
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem neste episódio do Guilhotina a escritora e médica Natalia Timerman, psiquiatra no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, em São Paulo, há sete anos. Em 2017, ela compartilhou histórias, personagens e o cotidiano desse seu trabalho no livro “Desterros: histórias de um hospital-prisão” (http://bit.ly/desterros), e, neste mês de outubro, está …

Guilhotina #44 – Edson Teles
Há uma linha clara que liga as mortes e torturas cometidas pela ditadura militar nos anos 1960 e 1970 e o assassinato pela polícia de cerca de 600 pessoas da periferia de São Paulo e na Baixada Santista em 2006, no episódio conhecido como Crimes de Maio. Essa conexão está sendo evidenciada pelo trabalho do …

Guilhotina #43 – Natália Neris
Sob intenso ataque desde 2016, a Constituição de 1988 foi um marco na consolidação de direitos de todos os brasileiros. Conquistas promovidas pela efervescência política do período, mas que poderiam ser bem maiores não fosse atuação das forças conservadoras, aglutinadas no chamado Centro Democrático, o Centrão. Síntese dessa dinâmica é a disputa em torno dos …

Guilhotina #42 – Gabriel Ferreira Zacarias
Massacres e ataques terroristas se espalham pelo mundo: tiroteios em escolas, shows, redação de jornais, nas ruas, atropelamentos em massa, atentados com armas brancas. O que une esses atos de violência assassina? De que forma a análise de um aspecto particular e extremo pode contribuir para a compreensão da sociedade? É o que procura responder …

Guilhotina #41 – Weber Lopes Goés
Como seria bom para as classes dominantes se a explicação para a desigualdade e a pobreza da maioria da população passasse por causas naturais… Nenhum pensamento simbolizou de forma tão cristalina esse desejo quanto a eugenia, teoria com origem no século XVIII e que contou com forte financiamento de grandes indústrias até culminar no Holocausto. …

Guilhotina #40 – Suely Rolnik
Neste episódio Bianca Pyl e Luís Brasilino entrevistam Suely Rolnik, psicanalista, professora titular da PUC-SP e do mestrado interdisciplinar de Teatro e Artes Vivas da Universidade Nacional da Colômbia. Suely trabalha na interface entre a cultura, a clínica e a política, e em julho lançou, pela N-1 Edições, o livro “Esferas da insurreição: notas para …

Guilhotina #39 – Eduardo Reina
A ditadura brasileira sequestrou ao menos dezenove bebês, crianças e adolescentes entre 1966 e 1974. Prática sistemática durante o regime militar argentino, o rapto de filhos e filhas de militantes políticos brasileiros é revelado no livro “Cativeiro sem fim”, do jornalista Eduardo Reina, que conversa com Bianca Pyl e Luís Brasilino neste episódio do Guilhotina. …

Guilhotina #38 – Maíra Marcondes Moreira
Quais são os limites da categoria “mulher”? Como o feminismo tradicional encara o feminismo queer? Quais as contribuições da Psicanálise para o Feminismo? Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam sobre essas e outras questões com a psicanalista Maíra Marcondes Moreira, doutoranda em processos psicossociais na PUC Minas Gerais. Maíra lançou recentemente, pela editora AnnaBlume, o …

Guilhotina #37 – Sérgio Haddad
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o professor, pesquisador e ativista social Sérgio Haddad, um dos coordenadores da Ação Educativa e que neste mês está lançando, pela editora todavia, a biografia “O educador: um perfil de Paulo Freire”. Na entrevista, a trajetória e o pensamento do pernambucano, um dos alvos preferenciais de mentiras da …

Guilhotina #36 – Joana Barros e Gustavo Prieto
Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem os professores da Universidade Federal de São Paulo Joana Barros e Gustavo Prieto. Em julho, eles lançaram o livro “Sertão, sertões: repensando contradições, reconstruindo veredas” (http://bit.ly/sertão-sertões), também organizado pelo pesquisador Caio Marinho. A obra faz uma leitura crítica dos sentidos em disputa em torno da história de Canudos e …

Guilhotina #35 – Natasha Neri
Oitocentas e oitenta e uma pessoas foram mortas no Rio de Janeiro por intervenção de agentes do Estado no primeiro semestre de 2019. Um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2018, ano em que a polícia mais matou no estado desde o início da série histórica, em 2003. Para conversar sobre essa …

Guilhotina #34 – Fabio Luis Barbosa dos Santos
Na ressaca da tempestade neoliberal que varreu o continente a partir dos anos 1970, os países sul-americanos assistiram no início do século XXI a uma sucessão de governos progressistas que prometiam combater o avanço de tal modelo. Após vinte anos, pouco foi realizado, e uma parte das reformas inclusive já foi revertida. Para analisar este …

Guilhotina #33 – Carlos Rittl
O desmatamento na Amazônia deve crescer 50% em 2019, atingindo a casa dos 10 mil km² (aproximadamente uma vez e meia a área da Grande São Paulo). Será o maior índice desde 2008. A estimativa é do secretário-executivo do Observatório do Clima Carlos Rittl, que usa como base os dados divulgados pelo Instituto Nacional de …

Guilhotina #32 – Eduardo Fagnani
O Brasil tem uma bomba demográfica prestes a explodir e realizar uma reforma da Previdência é fundamental para combater essa ameaça. Reforma essa que seria o primeiro passo para sanar o déficit fiscal, conferindo aos empresários a confiança necessária para retomar os investimentos e, consequentemente, o crescimento econômico. De quebra, corrigiriam-se distorções de um sistema …

Guilhotina #31 – Bianca Santana
Nesta semana em que se comemora o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra (25 de julho), o Guilhotina entrevista a escritora Bianca Santana sobre o seu novo livro “Vozes insurgentes de mulheres negras”, uma iniciativa da Fundação Rosa Luxemburgo, em parceria com a editora Mazza (http://bit.ly/vozes-insurgentes). Bianca é doutoranda em Ciências …

Guilhotina #30 – José Paulo Guedes Pinto
Nem só de erros de política econômica é feita uma crise. Para além dos equívocos cometidos desde 2011 pelos governos Dilma, Temer e Bolsonaro, a queda dos investimentos e o recuo do PIB também se explicam por fatores exógenos ao governo, em especial, no caso brasileiro, a queda do crescimento chinês e a Operação Lava …

Guilhotina #29 – Sávio Cavalcante
Apesar de ter ficado no ar alguns dias no episódio era para ser a entrevista com a diretora da Oxfam Kátia Maia, o Guilhotina desta semana é com o professor Sávio Cavalcante, do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Bianca Pyl e Luís Brasilino conversaram com ele sobre o …

Guilhotina #28 – Kátia Maia
Pela primeira vez nos últimos 15 anos, a redução da desigualdade de renda parou no Brasil e, também pela primeira vez em 23 anos, a renda das mulheres retrocedeu em relação aos homens. Além disso, há 7 anos, a proporção da renda média da população negra brasileira se encontra estagnada em relação aos brancos. Isso …

Guilhotina #27 – Renan Quinalha
Jair Bolsonaro elegeu-se presidente do Brasil com uma plataforma marcadamente LGBTfóbica, mobilizando com sucesso o conservadorismo da população contra minorias. Para conversar sobre os resultados e as origens desse discurso de ódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o professor de Direito na Unifesp Renan Quinalha. Militante de direitos humanos, Renan é doutor em Relações …

Guilhotina #26 – Leda Paulani
Bianca Pyl, Gabriela Bonin e Luís Brasilino recebem a economista Leda Paulani para uma entrevista sobre a conjuntura brasileira. Secretária Municipal de Planejamento de São Paulo entre 2013 e 2015, Leda é doutora em Economia pelo IPE-USP, professora titular do Departamento de Economia da FEA-USP e professora visitante da UFABC. Ela é autora de um …

Guilhotina #25 – Ricardo Antunes
Flexibilização, precarização e desemprego, às vésperas da greve geral de 14 de junho, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o sociólogo Ricardo Antunes sobre a situação dos trabalhadores brasileiros. Professor titular no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Ricardo é um dos maiores especialistas em mundo do trabalho do país e suas …

Guilhotina #24 – Sabrina Fernandes
Despolitização, redução do horizonte estratégico, conciliação de classe, burocratização, fragmentação… a esquerda brasileira vive há mais de década uma crise que foi se aprofundando até a derrota para a extrema-direita nas eleições de 2018. Para esmiuçar os motivos que levaram a isso e vislumbrar perspectivas, neste episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com a …

Guilhotina #23 – Ana Paula Corti e Fernando Cássio
Os ataques contra a educação agudizaram-se e ficaram mais explícitos no governo Bolsonaro, mas eles vêm de longe. Neste episódio, Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino recebem os professores Ana Paula Corti, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, e Fernando Cássio, da Universidade Federal do ABC. Fernando organizou e …

Guilhotina #22 – Camila Rocha
Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino recebem a cientista política Camila Rocha, autora da tese de doutorado “‘Menos Marx mais Mises’: uma gênese da nova direita brasileira (2006-2018)”. Camila iniciou a pesquisa em 2015, quando passou quatro meses estudando os arquivos na sede do Instituto Liberal, e entrevistou as principais lideranças do que hoje …

Guilhotina #21 – Grazielle Albuquerque
Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino entrevistam a jornalista e cientista política Grazielle Albuquerque, que em março de 2019 defendeu na Unicamp a tese de doutorado “Justiça e política: um estudo sobre a comunicação do STF (1988-2004)”. Na pesquisa, que vai virar livro em 2020, ela analisa as consequências do processo de crescente midiatização …

Guilhotina #20 – Ludmila Costhek Abilio
Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com Ludmila Costhek Abilio, pesquisadora da Unicamp e que, entre outras linhas de pesquisa, investiga a “Uberização do trabalho: novas formas de controle, gerenciamento e organização do trabalho”. Doutora em Ciências Sociais na Unicamp e pós-doutora na Faculdade de Economia e Administração da USP, ela também é autora do …

Guilhotina #19 – Vinicius Valle
Cristiano Navarro e Luís Brasilino recebem o cientista político Vinicius Valle para falar sobre sua tese de doutorado “Religião, lulismo e voto: a atuação política de uma Assembleia de Deus e seus fiéis em São Paulo – 2014-2016”. Mestre e doutor pela USP, ele acompanhou de dentro o processo de transformação que levou, ao longo …

Guilhotina #18 – Julián Fuks
Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino conversam com o escritor Julián Fuks, doutor em teoria literária pela USP e autor, entre outros, de A resistência, vencedor do Prêmio Jabuti em 2016 e do Prêmio José Saramago de 2017. A autoficção conta a relação de Julián com seu irmão mais velho, adotado de forma irregular durante …

Guilhotina #17 – Danielle Tega
Cristiano Navarro, Dafne Melo e Luís Brasilino entrevistam a socióloga Danielle Tega, pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu (Unicamp) e autora do livro “Tempos de dizer, tempos de escutar: testemunhos de mulheres no Brasil e na Argentina” (Intermeios/Fapesp, 2019), sobre a luta contra as ditaduras militares desses dois países entre …

Guilhotina #16 – Eliza Capai
Neste episódio, recebemos Eliza Capai, diretora do documentário “Espero tua (re)volta”. O longa, premiado no Festival de Berlim de 2019, retrata o movimento secundarista de São Paulo desde as Jornadas de Junho de 2013 até a eleição de Bolsonaro em 2018, passando especialmente pelo movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas em 2015. Na pauta, …

Guilhotina #15 – Alexandre Fuccille
Nas vésperas dos 55 anos do golpe militar de 1964, Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino recebem o cientista político Alexandre Fuccille, professor de Relações Internacionais da Unesp e ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed). Alexandre coordenou a produção do dossiê que estampa a capa da edição de março do Le Monde …

Guilhotina #14 – Claudia Rosalina Adão
Neste episódio, confira entrevista com a assistente social e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na USP Claudia Rosalina Adão. Em 2017 ela concluiu seu mestrado em Mudança Social e Participação Política, também pela USP, e sua dissertação virou o livro Territórios de morte: homicídio, raça e vulnerabilidade social na cidade de São Paulo (http://bit.ly/claudiaadão). Na …

Guilhotina #13 – Renata Souza
Neste 14 de março de 2019, dia em que o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes completa um ano, conversamos com a deputada estadual Renata Souza. Atualmente a primeira mulher negra a presidir a Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Renata era chefe de gabinete de Marielle, com quem trabalhou por dez anos. No …

Guilhotina #12 – Anne Rammi e Monica Seixas
Em 2018, enquanto colocava no poder um governo ultraconservador, os brasileiros elegiam a maior bancada feminina da história, tanto na Câmara dos Deputados como nas Assembleias Legislativas. Para conversar sobre este momento ambíguo, Cristiano Navarro, Ligia Ximenes e Luís Brasilino recebem nesta véspera do 8M de 2019 as codeputadas da Bancada Ativista de São Paulo …

Guilhotina #11 – Henrique Carneiro
O que está por trás da proibição de certas drogas e do estímulo ao consumo de outras? Uma dica: não são critérios sanitários ou científicos… Neste episódio, Bianca Pyl, Cristiano Navarro, Luís Brasilino e Taís Ilhéu conversam com o professor de História da USP, Henrique Carneiro, autor do livro “Drogas: a história do proibicionismo” (http://bit.ly/proibicionismo). …

Guilhotina #10 – Thiago B. Mendonça
Uma conversa sobre cinema político e independente com Thiago B. Mendonça, cujo primeiro longa-metragem de ficção, Jovens infelizes ou um homem que grita não é um urso que dança (trailer: https://vimeo.com/151105316), esteve em cartaz nos cinemas no início deste ano. Em pauta, os sentidos do cinema político, a arte que incomoda, a paixão por um …

Guilhotina #09 – Marcia Tiburi
Neste episódio, Luís Brasilino, Cristiano Navarro, Bianca Pyl e Ligia Ximenes conversam com a filósofa Marcia Tiburi sobre seus dois últimos livros, o romance distópico “Sob os pés, meu corpo inteiro” e o ensaio “Feminismo em comum: para todas, todes e todos”. Em debate, o cotidiano cada vez mais distópico do fascismo à brasileira, suas …

Guilhotina #08 – Rogério de Campos
O Super-Homem é fascista? Rogério de Campos, diretor da editora Veneta (veneta.com.br), escreveu um livro para responder a esta questão, “Super-Homem e o romantismo de aço” (http://bit.ly/super-homem-rogério). Parece uma questão infantil, e talvez devesse ser, mas não se considerarmos que hoje em dia os quadrinhos e filmes de super-heróis são consumidos majoritariamente pelo público adulto. …

Guilhotina #07 – Fábio Mallart
A prisão é a melhor resposta para a resolução dos conflitos? Para sociedade brasileira atual, com a terceira maior população carcerária do mundo, parece que sim. Uma visão que não poderia ser mais falsa. Não só o mundo externo segue influenciando a vida nas cadeias, como o que acontece do lado de dentro afeta profundamente …

Guilhotina #06 – Ladislau Dowbor
Por que oito famílias têm mais riqueza do que metade da população mundial? Quais as causas e as implicações políticas e sociais dessa imoralidade? Luís Brasilino, Cristiano Navarro e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, conversam neste episódio com o economista Ladislau Dowbor, professor titular da PUC-SP, consultor de agências da ONU, governos …

Guilhotina #05 – Rosana Pinheiro-Machado
Em nosso quinto episódio, agora também nas plataformas Itunes e Google Podcast, Luís Brasilino e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, e a jornalista convidada Gisele Silva entrevistam a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, professora da Universidade Federal de Santa Maria e pós-doutora pela Harvard University. Desde 2009 Rosana faz trabalho de campo com …

Guilhotina #04 | Luciana Zaffalon
“O Poder Judiciário e o Ministério Público do Estado de São Paulo agem politicamente como se partidos fossem. Isto é, representam e protegem uma fração da sociedade”. Esta é uma das conclusões do livro “A política da Justiça: blindar as elites, criminalizar os pobres”, da advogada Luciana Zaffalon, da coordenação-geral do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais …

Guilhotina #03 | Jessé Souza
Neste episódio, Luís Brasilino, Cristiano Navarro e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, e o jornalista convidado Igor Ojeda conversam com o sociólogo Jessé Souza, ex-presidente do Ipea e professor titular de sociologia da Universidade Federal do ABC. Jessé é autor de mais de 20 livros, entre os quais “A classe média …

Guilhotina #02 – Henrique Costa
No segundo episódio do Guilhotina, Luís Brasilino, Cristiano Navarro e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, recebem Henrique Costa, doutorando em Ciências Sociais da Unicamp, para falar sobre educação, crise do lulismo e a ascensão da extrema direita. Henrique é autor do livro “Entre o lulismo e o ceticismo: um estudo com …

Guilhotina #01 Esther Solano – Conheça o novo podcast do Diplo
Neste primeiro episódio, Luís Brasilino, Cristiano Navarro e Taís Ilhéu, da redação do Le Monde Diplomatique Brasil, e o jornalista Maurício Hashizume conversam com a socióloga Esther Solano sobre a ascensão da extrema direita no Brasil e a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Esther, organizadora do livro recém lançado pela editora Boitempo …