A qualquer momento, os Guarani da aldeia Itakupé que fica dentro da cidade de São Paulo podem ser despejados pela polícia. Mesmo com a terra já reconhecida pela Funai e pelo plano diretor da cidade, a Justiça Federal ordenou, no último dia 24, a imediata expulsão da comunidade.
Considerada a menor terra indígena do país com 1,7 hectares, a terra indígena do Jaraguá conta com uma população de mais 700 pessoas. O pedido de reintegração de posse foi feito pelo ex-deputado federal Tito Costa que pretende construir ali um condomínio residencial. Surpreendentemente, o Desembargador Antonio Cedenho acolheu aos argumentações racistas do ex-deputado que acusa os Guarani de não serem indígenas, “são invasores ridiculamente fantasiados com cabeça de vaca e arco e flecha” afirma o ex-deputado. “São poucos homens e mulheres que nada produzem no espaço invadido”, discrimina Costa em sua petição.
O vídeo, produzido pela Comissão Guarani Yvyrupa – CGY ( http://www.yvyrupa.org.br/ ), faz parte da Campanha Resistência Guarani SP ( http://campanhaguaranisp.yvyrupa.org.br/ ), que luta pela conclusão das demarcações das TIs Jaraguá e Tenondé Porã, situadas no município de São Paulo.