Tupinambá - O Retorno da Terra - Le Monde Diplomatique

Tupinambá – O Retorno da Terra

6 de maio de 2015
compartilhar
visualização

TUPINAMBÁ – O RETORNO DA TERRA from O retorno da terra on Vimeo.


 

Em janeiro deste ano, o Le Monde Diplomatique Brasil conversou com antropóloga e documentarista, Daniela Alarcon, sobre suas motivações e expectativas ao realizar o filme  “Tupinambá – O Retorno da Terra”, no sul da Bahia.

Com documentário pronto,  “Tupinambá – O Retorno da Terra” traz a possibilidade das pessoas tomarem contato com um dos mais graves e desiguais conflitos fundiários existentes hoje no Brasil.

Reunindo depoimentos e sequências colhidas na aldeia Serra do Padeiro e imagens de arquivo, o filme apresenta o  histórico de perseguições por fazendeiros, políticos, exército, policiais e imprensa contra os tupinambá.

Um dos pontos fortes do documentário é constatação de como, em décadas, o aparelho repressivo contra os Tupinambá pouco mudou.  Torturas, prisões e assassinatos sofridos por este povo durante a década de 1930 são muito semelhantes aos sofridos nos últimos dez. A criminalização cometida pela imprensa e por Juízes locais contra as lideranças indígenas do passado, como cacique Marcelino, e contra as lideranças  de hoje também se repetem.

No entanto, mesmo sob toda a covardia do estado e da oligarquia local, os Tupinambá têm persistido em seus propósitos seguindo uma lógica que parece ser incompreensível aos seus inimigos.  “Terra não se vende. Terra não se troca. Não se faz comércio com terra, não. Terra é pra viver”, alerta a líder tupinambá Dona Maria da Glória de Jesus logo no início do documentário.

Para realização do filme, Daniela teve como parceiras a cinegrafista documentarista Fernanda Ligabue e a ONG Repórter Brasil e contou a colaboração financeiro de internautas que se sensibilizaram com o projeto que agora pode ser visto na internet.



Artigos Relacionados

Junho de 2022: o plano Biden para a América do Sul

Online | América Latina
por Luciana Wietchikoski e Lívia Peres Milani
PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL

A reta final da Constituinte chilena

Online | Chile
por David Ribeiro
ARGENTINA

Isso não pode acontecer aqui...

Séries Especiais | Argentina
por José Natanson
RESENHAS

Miscelânea

Edição 180 | Brasil
ENTREVISTA – EMBAIXADORA THEREZA QUINTELLA

Balança geopolítica mundial deve pender para o lado asiático

Edição 180 | EUA
por Roberto Amaral e Pedro Amaral
UMA NOVA LEI EUROPEIA SOBRE OS SERVIÇOS DIGITAIS

Para automatizar a censura, clique aqui

Edição 180 | Europa
por Clément Perarnaud

Para automatizar a censura, clique aqui

Online | Europa
EMPREENDIMENTOS DE DESPOLUIÇÃO

Música e greenwashing

Edição 180 | Mundo
por Éric Delhaye