Barcarena e os impactos socioambientais da mineração

Guilhotina especial

Barcarena e os impactos socioambientais da mineração

15 de agosto de 2022
compartilhar
visualização

Episódio especial do Guilhotina, realizado em parceria com a Terra de Direitos, analisa a ocupação da Amazônia pelo mercado. Ouça em seu player favorito ou em nessa postagem.

Novo especial do Guilhotina, realizado em parceria com a Terra de Direitos, analisa a ocupação da Amazônia pelo mercado.

Neste primeiro episódio conversamos sobre os impactos socioambientais da atuação de duas grandes mineradoras, a Hydro Alunorte e a Imerys Capim, em Barcarena, no nordeste do Pará. Para isso, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem Arivaldo Moraes Brandão, do Quilombo São Sebastião do Burajuba; Rosa Acevedo, professora e pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará; Sandra Amorim, presidente da associação da comunidade quilombola Sítio São João; Selma Corrêa, assessora jurídica da Terra de Direitos; e Aurélio Borges, coordenador administrativo da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará, a Malungu.

Ouça o episódio:

 

Para mais informações, acesse: https://terradedireitos.org.br/

 



Artigos Relacionados

A CRISE DA CULTURA

A escuta seletiva de “escolhidos” pelo poder público em oposição do conselho de cultura e da sociedade

por Rodrigo Juste Duarte com colaboração de pesquisadores da rede do Observatório da Cultura do Brasil
A CRISE DA CULTURA

Denúncias ignoradas de conselheiros de cultura indicam coação no Consec

por Rodrigo Juste Duarte com colaboração de pesquisadores da rede do Observatório da Cultura do Brasil
SANEAMENTO

Sabesp: a destruição de um ícone paulista

Online | Brasil
por Amauri Pollachi
FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO

Juntando os cacos: os evangélicos na ressaca do bolsonarismo

Online | Brasil
por Rafael Rodrigues da Costa
GUERRA QUÍMICA

Mais de 70% dos agrotóxicos utilizados no Brasil são consumidos no Cerrado

Online | Brasil
por Campanha Nacional em Defesa do Cerrado
NOVO ENSINO MÉDIO

Em 2016, os estudantes já sabiam o desastre que seria

Online | Brasil
por Antonia Malta Campos
NOVO PRONASCI

Oportunidade de ampliar a participação do Estado na vida das comunidades

Online | Brasil
por Felipe da Silva Freitas
PALCO DO PRIMEIRO COMÍCIO DAS “DIRETAS JÁ”

Curitiba apresenta proposta para sediar “Museu da Democracia”

Online | Brasil
por Mírian Gonçalves e Kelen Vanzin