Os 100 primeiros dias …

Jair Bolsonaro (PSL) assumiu a Presidência da República em 1º de janeiro de 2019. Passados os 100 primeiros dias do novo governo, deflagraram-se demissões, disputas internas, crises e um vaivém de medidas polêmicas, marcadas por declarações e recuos em tempo recorde. Em fins de 2018, publicamos o especial Feliz Ano Velho na edição digital de …

por em

Os trabalhadores – Bolsonaro, 100 dias

O Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC) foi criado pelo decreto-lei n° 19.433, de 26 de novembro de 1930, exatas três semanas após do “movimento de 30”. Segundo seu primeiro titular, Lindolfo Collor, era o “ministério da revolução”. Mas o principal papel atribuído ao ministério era mediar as relações entre capital e trabalho. Por …

por em

As relações exteriores – Bolsonaro, 100 dias

Ao assumir o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em maio de 2016, ainda durante o período de interinidade de Michel Temer, José Serra anunciou uma “mudança de rumos” na política externa brasileira, com o abandono das principais orientações e diretrizes implementadas durante o ciclo dos governos petistas, em especial, nos anos de Luiz Inácio Lula …

por em

As mulheres – Bolsonaro, 100 dias

O enfrentamento às desigualdades foi um tema incontornável no debate político do ciclo democrático que se iniciou nos anos 1980 e se encerrou com a deposição de Dilma Rousseff, em 2016. Isso não significa que esse enfrentamento tenha sido assumido igualmente por diferentes setores e partidos ou que, quando assumido como prioridade, tenha sido efetivo. …

por em

Os direitos humanos – Bolsonaro, 100 dias

Nos últimos 50 anos, o mundo ocidental do Atlântico Norte, inclusive o Brasil, passou por intensos questionamentos ao Estado de bem-estar social e ao funcionamento da Justiça criminal, que se consolidara após a Segunda Guerra Mundial. As instituições carcerárias passaram a ser vistas como ineficientes: a noção de que “nada funciona” se disseminou como rastilho …

por em

O lumpesinato no poder – Bolsonaro, 100 dias

O governo de Jair Messias Bolsonaro representa um feito inédito em termos mundiais. Trata-se da primeira vez em que o lumpesinato, de forma organizada, chega ao poder de Estado. Não existe experiência semelhante em países da dimensão do Brasil. O lumpesinato (ou lumpemproletariado) não é exatamente uma classe. O conceito inicial referia-se a uma fração …

por em