
Biblioteca Palestina
Biblioteca Palestina |
O especial Biblioteca Palestina é uma coleção de artigos que propõe um percurso de leitura sobre a história, a memória e a literatura palestina. Pensada tanto para iniciantes quanto para especialistas, a iniciativa oferece um programa acessível e aprofundado, reunindo reflexões e conteúdos que ajudam a compreender as múltiplas dimensões da experiência palestina.

A ética revolucionária palestina em “Homens ao sol”, de Ghassan Kanafani
Este é um dos relatos mais impactantes sobre a catástrofe palestina. Homens ao Sol não apenas denuncia a miséria e o abandono vividos pelos palestinos exilados, como também lança perguntas incômodas ao leitor. Trata-se de uma obra que antecipa a urgência da resistência, do gesto coletivo e da recusa ao silenciamento. Com uma narrativa marcada por sofisticada elaboração formal e intensidade política, o livro se impõe como leitura essencial.
Aviso: este artigo contém revelações sobre o enredo e o desfecho da obra

O conhecimento histórico contra o colonialismo: a ‘Brevíssima história do conflito Israel-Palestina’, de Ilan Pappe
A obra é fundamental para desestabilizar consensos consolidados e provocar uma necessária crise na consciência histórica israelense, particularmente no que diz respeito ao papel do sionismo na despossessão dos palestinos

Um primeiro passo em busca da Palestina: Darwich e seu Diário da tristeza comum
Iniciamos nossa jornada com um dos mais importantes escritores palestinos de todos os tempos — e um dos maiores poetas da literatura mundial: Mahmud Darwich, e seu primeiro livro em prosa, publicado em 1973, Diário da tristeza comum (no Brasil, pela editora Tabla, em 2024). Mas por que começar por este título, e não por algum dos muitos livros que oferecem uma síntese da questão palestina, disponíveis nas livrarias?