Guilhotina #25 – Ricardo Antunes - Le Monde Diplomatique

PODCAST

Guilhotina #25 – Ricardo Antunes

Guilhotina | Brasil
6 de junho de 2019
compartilhar
visualização

Novo episódio do podcast do Le Monde Diplomatique Brasil. Ouça no SpotifyGoogle PodcastsiTunes ou no seu agregador preferido; ou clique na imagem abaixo

Flexibilização, precarização e desemprego, às vésperas da greve geral de 14 de junho, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o sociólogo Ricardo Antunes sobre a situação dos trabalhadores brasileiros. Professor titular no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Ricardo é um dos maiores especialistas em mundo do trabalho do país e suas obras, como “Os sentidos do trabalho” (http://bit.ly/sentidos-do-trabalho) e “Adeus ao trabalho” (http://bit.ly/adeus-ao-trabalho), já foram publicadas em diversas línguas. Seu último livro, “O privilégio da servidão” (http://bit.ly/privilégio-da-servidão), foi lançado em 2018 pela Boitempo e detalha a ascensão do setor de serviços na economia brasileira e seus efeitos para os trabalhadores. Com base neste último trabalho, falamos sobre os desafios colocados por aplicativos como Uber e Rappi, a gênese da reestruturação produtiva e suas consequências, superexploração do trabalho em uma economia periférica e possibilidades de resistência sob um governo de ultra-direita. Trilha: Os Paralamas do Sucesso, “Melô do marinheiro” (Bi Ribeiro e João Barone); e Maria Bethânia, “A moça do sonho” (Chico Buarque e Edu Lobo).* E-mail: guilhotina@diplomatique.org.br.Ricardo AntunesGostou do episódio? Ouça também o Guilhotina sobre a uberização do trabalho, com a Ludmila Costhek Abilio.

Uma forma de apoiar o Le Monde Diplomatique é comprar livros na Boitempo através do link https://www.boitempoeditorial.com.br/diplomatiquebr – com isso, uma parte da renda será revertida para a nossa redação.



Artigos Relacionados

Chacina de Jacarezinho

Bala, fome, vírus e rivotril na cidade do purgatório, da beleza e do caos

por Rachel Gouveia Passos
GUILHOTINA

Guilhotina #115 — Julita Lemgruber

Apagão estatístico

A extinção do censo demográfico e a negação do Estado Social

Online | Brasil
por Fábio Prudente Netto e Gabriel Mattos da Silva
Repressão

Violência estrutural e construção da ordem social na Colômbia

Online | Colômbia
por João Estevam dos Santos Filho
Mídia e Justiça

Acabou o BBB, agora temos a CPI

Online | Brasil
por Grazielle Albuquerque

Novo apagão na Ciência brasileira no pior momento da pandemia

Online | Brasil
por Angelina Moreno
Direito à Educação

Meninas negras têm menos acesso ao ensino remoto, diz estudo

por Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Luto

Em tempos de ódio e negacionismo rir é um ato de resistência

Online | Brasil
por Rachel Gouveia Passos