Podcast Guilhotina #52 – Raquel Rolnik - Le Monde Diplomatique

Guilhotina

Guilhotina #52 – Raquel Rolnik

19 de dezembro de 2019
compartilhar
visualização

A redação do Le Monde Diplomatique Brasil recebe neste episódio do Guilhotina a urbanista Raquel Rolnik. No foco da conversa, a avalanche de capital financeiro que avança sobre a terra e a moradia em todo mundo a partir dos anos 1970, passando pela crise econômica iniciada justamente com a explosão da bolha imobiliária em 2008, e seus impactos. Ouça em seu player favorito ou em nosso site.

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem neste episódio do Guilhotina a urbanista Raquel Rolnik. Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, ela foi relatora especial para o direito à moradia adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2008-2014), secretária nacional de programas urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007) e diretora de planejamento da cidade de São Paulo (1989-1992).

É autora de vários livros, entre eles “O que é a cidade?” (1988), “A cidade e a lei” (1997) e o mais recente, “Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças”, publicado também em espanhol e inglês e que teve uma segunda edição lançada pela Boitempo neste ano. Falamos sobre a avalanche de capital financeiro que avança sobre a terra e a moradia em todo mundo a partir dos anos 1970, passando pela crise econômica iniciada justamente com a explosão da bolha imobiliária em 2008, e seus impactos.

Spoiler: não foi a melhoria da qualidade de vida nas cidades… Raquel ainda analisa, em meio a esse processo geral de financeirização, a realização dos grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo, mudanças climáticas, o trabalho de relatora da ONU e os movimentos de resistência ao redor do mundo.

Ouça em seu player favorito ou clique na imagem abaixo:

Trilha
Abertura: Rita Lee, “Lá vou eu”
Encerramento: Marina Wisnik, “Elevado”

Uma forma de apoiar o Le Monde Diplomatique é comprar livros na Boitempo através do link https://www.boitempoeditorial.com.br/diplomatiquebr – com isso, uma parte da renda será revertida para a nossa redação.



Artigos Relacionados

Especial

As cidades do amanhã são cidades justas

por Rodrigo Faria G. Iacovini
Financeirização

Quem produz e quem se apropria: o poder do rentismo

Online | Brasil
por Ladislau Dowbor
Guilhotina

Guilhotina #104 – Mauricio Fiore

Ecossocialismo

Gaia, neoliberalismo e o vírus pedagogo

Online | América Latina
por Luiz Fernando Leal Padulla
37 anos da tragédia

Ensaio fotográfico Vila Socó - Cubatão

Online | Brasil
por Luca Meola
Resistências latino-americanas

O Brasil como reflexo inevitável da América Latina

por Victor Moreto
Educação

Queremos voltar ao ensino presencial

por Várias e vários autores
BNP PARIBAS

O elo entre a crise do Rioprevidência e a privatização da Cedae

Online | Brasil
por Vários autores