Povos da Amazônia e os impactos dos mega projetos
Neste episódio a gente conversa sobre os impactos dos mega projetos, como as hidrelétricas do Rio Madeira, na vida dos Povos da Amazônia. Ouça em seu tocador de podcast favorito.
Está no ar o terceiro e penúltimo episódio da série “Guardiões e guardiãs da Floresta: Direito Territorial e Clima na Amazônia”, uma parceria do Guilhotina, o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil, com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
Neste episódio a gente conversa sobre os impactos dos grandes empreendimentos na vida dos Povos da Amazônia. Nós falamos sobre o processo de resistência e os impactos das hidrelétricas do Rio Madeira com o Océlio Muniz, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Entrevistamos também a Maria Aparecida Ribeiro de Sousa, da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins. Ela nos falou sobre os impactos do turismo para as comunidades quilombolas do Jalapão, que foram as responsáveis por conservar a área que hoje é um dos principais pontos turísticos do estado. E, por fim, conversamos com o Giofan Erasmo Cruz Mandulão, do povo Macuxi e integrante do Conselho Indígena de Roraima. Ele nos relatou a experiência do seu povo no enfrentamento das mudanças climáticas.
Nesta série especial abordamos o papel fundamental que povos e comunidades tradicionais da Amazônia desempenham no enfrentamento às mudanças climáticas. Mostramos como garantir o direito ao território é importante para a manutenção desses modos de vida que protegem a biodiversidade. São quatro episódios quinzenais com entrevistas e depoimentos de pessoas de diferentes estados da Amazônia Legal.
Ficha técnica
Apresentação e roteiro: Bianca Pyl e Luís Brasilino
Apoio de produção: Tarcilo Santana, Vinícius Benites e Rosana Fernandes
Captação e edição: Beatriz Pasqualino
Sonorização: André Paroche
Arte: Maria Moura
Apoio técnico: Rádio Tertúlia