Quem nos lê
Neste janeiro queremos iniciar o ano agradecendo a nossos leitores e leitoras, que garantem a sobrevivência do jornal com suas assinaturas. E queremos agradecer especialmente a nossos assinantes e ex-assinantes que se dispuseram a responder à pesquisa que realizamos em 2025 sobre o perfil de nosso leitor/leitora.
Apresentamos a seguir, na forma de uma devolutiva para quem respondeu à pesquisa e para conhecimento geral, os principais dados da pesquisa.

®Perfil dos assinantes
- 76% dos assinantes da edição impressa e 73% da edição on-line são homens.
- 75% dos assinantes da edição impressa e 93% da edição on-line têm pós-graduação, mestrado ou doutorado.
- 71% dos assinantes da edição impressa e 73% da edição on-line são brancos.
- Faixa etária dos assinantes do impresso: 45% têm de 31 a 50 anos; 26% têm 60+ anos.
- Faixa etária dos assinantes on-line: 36% têm de 31 a 40 anos; 36% têm 60+ anos.
Fica muito presente uma relação afetiva e de fidelidade com o jornal da parte dos leitores, com um alto índice de renovação. Muitos colecionam a edição impressa; 28% assinam o Diplô há mais de cinco anos; 59% assinam há entre um e três anos.
®Como se informam
- Sites de notícias: 70% (assinantes do impresso); 73% (assinantes on-line).
- Jornais: 52% (impresso); 65% (on-line).
- Redes sociais: 42% (impresso); 37% (on-line).
- Podcasts: 33% (impresso); 39% (on-line).
- TV: 36% (impresso); 42% (on-line).
- Revistas: 57% (impresso); 33% (on-line).
- Newsletters: 33%.
®Conhecimento dos produtos Diplô
Além do jornal impresso, que já conta com dezoito anos, ampliamos nossas atividades, especialmente durante o período da pandemia, e testamos o conhecimento dessas novas iniciativas.
- 87% conhecem e acessam o Diplô On-Line.
- 82% conhecem a Newsletter do Diplô.
- 63% conhecem o Banco de Dados.
- 50% conhecem o podcast Guilhotina.
- 43% conhecem a TV Diplô.
®Presença nas redes sociais
- Instagram: 175 mil seguidores.
- YouTube: 172 mil seguidores.
- Facebook: 232 mil seguidores.
®Avaliações
A adesão ao Diplô é uma escolha consciente, enraizada em valores intelectuais, éticos e políticos, com notável convergência entre os leitores da versão impressa e on-line. Os assinantes avaliam da seguinte forma nosso trabalho:
- Capas: muito boas para 90%.
- Qualidade das análises: muito boa para 80%.
- Matérias internacionais: muito boas para 75%.
- Ilustrações: muito boas para 75%.
- Editoriais: muito bons para 72%.
- Serviço de atendimento aos assinantes: muito bom para 71%.
- Matérias nacionais: muito boas para 66%.
®Razões para a assinatura
- Qualidade do conteúdo/linha editorial crítica e progressista.
- Geopolítica, relações internacionais/profundidade.
- Diversidade temática/credibilidade, seriedade e confiança.
- Uso profissional e acadêmico/espaço de formação crítica.
- Apoio à mídia independente.
- Leitura fácil e agradável/equilíbrio entre densidade analítica, clareza e fluidez textual.
- Compromisso ético e político.
- Cuidado editorial/projeto gráfico/ilustrações/diagramação.
- Contempla múltiplas vozes e contextos/espaço onde diferentes saberes se articulam.
®Sugestões
- Manter a qualidade, a profundidade analítica e a coerência.
- Manter seu posicionamento político como um bastião do pensamento crítico.
- Aprimorar a cobertura nacional.
- Melhorar a logística de entrega.
- Diversificar o conteúdo.
- Manter a versão impressa.
- Criar um novo aplicativo.
- Salientar as vozes periféricas, indígenas, negras e femininas.
- Substituir as resenhas de livros por matérias de cultura.
- Maior divulgação do jornal, com promoções junto a públicos específicos.
- Reforçar a presença no YouTube e no TikTok.
- Newsletter: disseminar para todos os assinantes e ex-assinantes.
Todas essas sugestões são bem-vindas e estamos tomando providências para atendê-las. Mas o que de fato nos impactou é a baixa presença de mulheres, negros e jovens entre nossos assinantes. Faremos o possível para, progressivamente, superar esse perfil atual e incluir toda a rica diversidade da população brasileira. Porém, mesmo com esse perfil atual dos leitores, podemos dizer que nosso público é majoritariamente de formadores de opinião.
Em termos concretos, faremos campanhas especiais para mulheres, com descontos exclusivos, e para a população negra, em articulação com seus movimentos sociais. E contamos com você para convencer uma amiga de que assinar o Diplô vale a pena! É um bom presente!
Para assinar: [email protected].
Nossos agradecimentos a Heloisa Nogueira e Anna Luiza Salles Souto pelo desenho e análise da presente pesquisa. Um excelente trabalho voluntário que nos ajuda muito a concentrar nossos esforços no que vale a pena.

