A REVOLUÇÃO CHILENA
O trabalho de Peter Winn é um equilibrado relato e uma fundamentada interpretação dos impasses da “via chilena para o socialismo” – a trágica experiência, capitaneada por Salvador Allende no início dos anos 1970, de impulsionar a transformação socialista respeitando os marcos institucionais da democracia liberal. Escrito em linguagem simples e direta, o livro resgata os traços fundamentais da história do Chile para estabelecer as condições objetivas e subjetivas que explicam a eclosão, o desenvolvimento e a derrota da Revolução Chilena.
Apoiando-se em ampla documentação e sólido conhecimento dos fatos – muitos deles vividos pessoalmente –, Winn desvenda, passo a passo, a dinâmica da luta de classes no Chile, mostrando como revolução e contrarrevolução marcharam inexoravelmente para um enfrentamento que não tinha como ser resolvido sem traumáticas rupturas com as instituições da democracia burguesa.
Nas trincheiras das mudanças, a dificuldade de conciliar a revolução “de cima”, liderada pelo governo da Unidade Popular, com a revolução “de baixo”, que crescia espontaneamente nas fábricas, no campo, nas “poblaciones” e nas ruas, comprometia a capacidade de Allende de subordinar o ritmo e a intensidade das transformações às exigências da luta parlamentar. Nas fileiras da reação, a absoluta intolerância do imperialismo norte-americano e da burguesia chilena com qualquer tipo de mudança que colocasse em risco seus interesses estratégicos não lhes deixava alternativa senão o recurso à violência. Quando a polarização da luta de classes deslocou o centro político para a direita, dando luz verde para o golpe militar, a falta de unidade da esquerda selou a sorte da revolução.
No momento em que brasileiros e latino-americanos vivem a frustração de uma democracia formal que se revela impotente para descongelar a história e resolver os problemas do povo, A Revolução Chilena, lançamento da coleção “Revoluções do Século 20”, dirigida pela notável historiadora Emília Viotti Costa, é um livro para ser lido e debatido.