Amor e Capital: A Saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução - Le Monde Diplomatique

Amor e Capital: A Saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução

3 de fevereiro de 2014
compartilhar
visualização

O que se pode esperar de mais uma biografia de Karl Marx? Que mistérios e descobertas ainda podem surpreender o leitor? O que ainda não foi exaustivamente esmiuçado sobre esse pensador tão notório e importante para a história recente da humanidade? Para responder a essas questões de um modo inusitado e surpreendente, a escritora norte-americana Mary Gabriel constrói uma narrativa original, focando principalmente a trajetória das mulheres que conviveram com Marx e estiveram, ao longo do tempo, doando a própria vida para a edificação e divulgação de sua obra e para o avanço da causa proletária.

 

Trata-se de um trabalho de fôlego, fruto de uma pesquisa extensa de oito anos em arquivos espalhados por várias partes do mundo. São mais de 950 páginas que perpassam quase cem anos de acontecimentos históricos e de dramas familiares (de 1835 a 1910). Para apresentar esse quadro amplo e complexo, a autora valeu-se de um conjunto precioso de cartas, muitas delas desconhecidas e nunca publicadas, e de outros documentos raros, como trechos de jornais da época.

 

O livro, em seus 53 capítulos, faz correções a equívocos reproduzidos pelas biografias do passado e ainda apresenta algumas novidades, inéditas até para o público especializado. Além disso, por não se concentrar somente na história do filósofo alemão, a obra se aprofunda na análise de outros personagens, como Helene Demuth (governanta da família), Frederick Demuth (filho não reconhecido de Marx com Helene), Jenny von Westphalen (mulher de Marx), suas filhas (Jennychen, Laura e Eleonor) e Friedrich Engels. A diversidade de detalhes e a forma como os temas do século XIX se interconectam nos relacionamentos interpessoais da família Marx é de impressionar, e a autora capta toda essa grandeza de forma notável. Conforme expõe a própria Mary Gabriel: “A história da família Marx é tão rica que elucida também o desenvolvimento das ideias de Marx, uma vez que se desenrola sobre o pano de fundo do capitalismo moderno”.



Artigos Relacionados

ARQUITETURA

Brasília: imagens de Três Poderes

Online | Brasil
por Adalberto da Silva Retto Júnior
DISPUTA EM ABERTO

O papel vindicado pelos trabalhadores plataformizados na atual agenda de governo

Online | Brasil
por Gabriela Neves Delgado e Bruna Vasconcelos de Carvalho
PUNITIVISMO

Sobre morfinas, terrenos e o 8 de janeiro

Online | Brasil
por Hamilton Gonçalves Ferraz e Pedro Amorim
CAPITAL ESPECULATIVO

Globalização e Forças Armadas

Online | Mundo
por Antônio Carlos Will Ludwig
MIGRANTES VENEZUELANOS

Impressões do campo em Roraima

Online | Brasil
por Sofia C. Zanforlin
PARA COMPREENDER O NEOFASCISMO

O "fascismo eterno", revisitado

Online | Brasil
por Liszt Vieira
POVOS INDÍGENAS PÓS GOVERNO BOLSONARO

O Brasil verde-amarelo é um país sem cor

Online | Brasil
por Vinício Carrilho Martinez e Márcia Camargo
DIREITO À CIDADE

Inovação como integrante de um projeto social e político emancipatório

por Regina Tunes