Artista do mês: Rômolo d’Hipólito
roquei uma ideia superlegal com o Rômolo D’Hipólito.
Ele é o criador de uma série que eu adoro, o Malditos Designers.

www.romolo.com.br | facebook.com.br/malditosdesigners
Desde quando você faz o Malditos Designers?
As primeiras tiras produzidas foram em 2006, mas somente dois anos depois que eu me comprometi em publicá-las regularmente.
Como começou?
Malditos Designers surgiu na faculdade a partir de um convite de uns amigos do centro acadêmico da PUC PR. Na época, publicavam um folheto independente bastante crítico com relação a profissão, discussões, enquetes… Enfim, temas típicos de um CA. A princípio, eles pediram que eu fizesse tiras para tirar uma “onda” de clientes. Afinal, quem nunca xingou um cliente? Porém, achei mais interessante mexer no ego da profissão. Ali sim dava um “caldo”. As tiras até que tiveram uma certa repercussão, mas naquela época ainda não pretendia manter o projeto por muito tempo. Foi então que um pessoal do blog design.com.br me chamou para dar continuidade nas tiras em 2008. Achei legal, pois era um veículo interessante no meio. E por uma coincidência, a tira já tinha esse formato quadrado o que foi ótimo para se adaptar ao “scrolling” do blog. Publiquei um ano lá e depois migrei para o IdeaFixa. Com o tempo, as ideias foram amadurecendo e o universo dos malditos se expandiu para diversas áreas das humanas. Não me limito mais à profissão, até acho que o termo designer já não faz muito sentido, mas mantenho por um valor histórico. Publico até hoje no IdeaFixa e também na página dos MD no Facebook.
Sempre pensou em fazer quadrinhos?
Desde moleque, sempre gostei de desenhar. Até aí nada de mais. Acredito que algumas pessoas simplesmente param de desenhar e outras continuam. Eu continuei. E por ter sido uma criança pouco comunicativa, acho que me identifiquei com os quadrinhos como uma forma eficiente de expressão. De alguma forma, os quadrinhos deram sentido aos meus desenhos. Mas apesar de ter sido minha principal influência durante minha formação, hoje não vejo os quadrinhos como o produto final de meu trabalho, e sim uma vertente.
O que você diria para quem está começando?
Pela minha experiência, quadrinhos exigem disciplina e sacrifício. No caso, sacrifício pode significar tempo ou dinheiro. Ou os dois! Portanto você tem que curtir muito o que faz.
Luciana Foraciepe é apaixonada por quadrinhos desde sempre. Mais conhecida como criadora da página Maria Nanquim e editora da revista Xula, se define numa frase do personagem Calvin, de Bill Watterson: “A realidade continua atrapalhando a minha vida”