Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire - Le Monde Diplomatique

Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire

1 de dezembro de 2011
compartilhar
visualização

As ideias de Paulo Freire constituem uma plataforma para a ação político-social contemporânea e visionária nos campos da educação, cultura, comunicação, entre outros. O texto busca situar e valorizar a obra de Freire em contribuição aos estudos em comunicação e cultura e seus conceitos fundamentais. Estabelece os parâmetros para a relação dialógica nos processos tecnológicos e interativos, pautada na teoria do conhecimento e anterior à revolução digital. Por comunicação dialógica entenda-se o direito de todos os indivíduos ao acesso à informação e aos meios de resposta e articulação. Uma relação que enfrenta qualquer tipo de censura, enfatizando a liberdade de expressão e o discurso em que todas as vozes possam ser ouvidas.

Para isso, o autor recupera, primeiramente, o contexto biográfico de Freire entre os anos 1950 e 1960 desde o Nordeste brasileiro. Venício Lima destaca as principais forças ideológicas que influenciaram a pesquisa de Paulo Freire: o nacionalismo e o catolicismo radical, contribuições importantes na formação do pensamento freiriano, e a busca pela justiça social, no comprometimento com a emancipação dos oprimidos. Após essa introdução, apresenta os conceitos antropológico, epistemológico e sociopolítico de comunicação para então analisar o conceito de cultura do silêncio e a ação cultural propriamente dita.

Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire nos abre horizontes entre futuro e passado, atualidade e reminiscências históricas. Amplia o repertório sobre informação como direito, conhecimento compartilhado e debate público. Uma referência e registro do educador sobre diversos artigos e declarações, publicações inéditas e de vanguarda, para saber ler o mundo mesmo que sem a palavra. Um amor revolucionário que manteve o educador fiel até o fim de sua vida a valores de transcendência humana e existencial, mantendo a crença de que o homem pode realizar plenamente seu potencial criativo por meio da práxis.

Boa leitura!



Artigos Relacionados

Crime ambiental

Um ano do crime ambiental e humano em Brumadinho

Online | Brasil
por Julia Castello Goulart
Manifestações

A brutalidade democrática contra movimentos autônomos

Online | Brasil
por Lucas Alencar de Araujo
Cruzada contra a liberdade de expressão

Governo federal viola direitos culturais

Online | Brasil
por Raisa Pina
Não é Naftalina, é Zylikon B

Quando o governo Bolsonaro não consegue esconder sua verdadeira face

Online | Brasil
por Daniel Tourinho Peres
Ensaio

Parasita: Ninguém está a salvo

por Fábio Palácio
Guilhotina

Guilhotina #56 – Ricardo Abramovay

Opinião

A esquerda precisa voltar a debater economia

Online | Brasil
por Bruno Mäder Lins
Caso Marielle

O crime que pode derrubar o presidente

Online | Brasil
por Frederico Rochaferreira