De como a mídia fabrica e impõe uma imagem – ‘A degola’ do PM pelos sem-terra em Porto Alegre

Já é senso comum, pelo menos em círculos mais esclarecidos, que a imprensa empresarial brasileira pratica cotidianamente um jornalismo carregado de distorções, em especial quando trata de movimentos sociais e manifestações populares. Muitas vezes a manipulação está na omissão total ou parcial dos fatos, na escolha das fontes e das informações e nos objetivos inconfessáveis dos profissionais e dos veículos de comunicação. Mas, quase sempre, o problema decorre de posições predeterminadas e de orientações editoriais partidarizadas – tanto no processo de apuração quanto no processo de edição do material jornalístico.
Em seu livro “De como a mídia fabrica e impõe uma imagem – ‘A degola’ do PM pelos sem-terra em Porto Alegre”, Débora Franco Lerrer analisa meticulosamente o conflito ocorrido em 1990 – entre colonos ligados ao MST e as tropas da Brigada Militar – e demonstra que a versão construída por jornais e revistas da “grande imprensa” se tornou a “verdade” predominante dos acontecimentos, apesar de se apresentar cheia de falhas, erros graves e inverdades. A autora confronta o que foi publicado nos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo e na revista Veja com os autos do processo e com depoimentos de jornalistas que participaram da cobertura e foram testemunhas do conflito.
Ao desconstruir a versão da imprensa, 15 anos depois, evidencia que o trabalho jornalístico assumiu proporções alarmantes de parcialidade, leviandade e irresponsabilidade naquele episódio, na descrição da “degola” inexistente do brigadiano, ao apontar inocentes como culpados, ao esconder informações relevantes e ao fornecer uma visão sensacionalizada e descontextualizada para a opinião pública. Ao mesmo tempo, o livro de Débora Franco Lerrer serve de roteiro metodológico para a realização de um trabalho jornalístico investigativo sério e de qualidade, na medida em que valoriza o confronto de informações e opiniões e uma checagem rígida e sistemática nos vários aspectos do conflito.
Trata-se de um livro fundamental para se entender como opera a grande imprensa empresarial brasileira e quais as alternativas para se fazer um jornalismo menos parcial e menos manipulador.