FAVORITOS DO NAVEGADOR
Alguns dos sites e projetos mais interessantes da web, seja pelas novas narrativas que apresentam ou pelo conteúdo de grande qualidade.

Webby Awards
O Oscar da World Wide Web. Qualquer um que procure os melhores sites do mundo em dezenas de categorias (como ativismo, arte e sites de associações, apenas para ficar na letra A) precisa conhecer. Não apenas design contemporâneo, mas conteúdo e melhores ideias são premiados, com opção de ver os selecionados do público (people’s voice) ou os vencedores do júri. É atualizado anualmente. Site: www.webbyawards.com/winners/.
A principal referência brasileira sobre cultura livre, com textos e explicações a respeito de remix, copyright e copyleft, jornalismo pós-industrial, hackerismos, terrorismo poético, ciberativismos e cunnilingus digital. Textos editados pelo pesquisador e jornalista Leonardo Foletto com diversos colaboradores, que desde 2009 publicam reflexões sobre contracultura digital. Destaque para os vídeos selecionados na Baixa TV, uma seleção de documentários imperdíveis para quem busca entender o digital contemporâneo.
Filosofighters
Um dos mais famosos e bem-sucedidos newsgames brasileiros, gênero que mistura jornalismo e videogame. Recentemente até mesmo o Ministério das Comunicações abriu edital para os chamados “jogos sérios”, games de conteúdo educativo ou jornalístico. Nesse caso, a revista Superinteressante convocou filósofos para uma disputa de ideias. Você pode escolher ser Nietzsche, Sartre e Simone de Beauvoir, Platão, Santo Agostinho, Maquiavel, Rousseau, Descartes ou Marx e usar seus punhos como argumento no rosto do oponente. Destaque para os golpes especiais de acordo com cada personagem. Simone, por exemplo, arremessa sutiãs, e Sartre, que se negou a receber o Prêmio Nobel, atira-o em seus adversários. Site: http://super.abril.com.br/multimidia/filosofighters-631063.shtml.
Andre Deak é diretor do Liquid Media Laab e do Laboratório da Cidade, produtor multimídia, professor da ESPM e mestre em Teroria da Comunicação pela USP.