"Nunca antes na história desse país..."? Um balanço das políticas do Governo Lula - Le Monde Diplomatique

“Nunca antes na história desse país…”? Um balanço das políticas do Governo Lula

1 de dezembro de 2011
compartilhar
visualização

A Fundação Heinrich Böll organizou essa coletânea para avaliar as políticas nas quais atua no Brasil: meio ambiente, política para mulheres, igualdade racial, direitos humanos, política externa e economia.

Voltados “tanto a pesquisadores quanto a ativistas que estão na linha de frente da luta por justiça social no Brasil”, os artigos procuraram analisar as conquistas e os retrocessos nas políticas “sempre pela perspectiva dos direitos, da justiça social e ambiental, que são, mais que nunca, indissociáveis”.

Vale anotar que nem sempre essa orientação foi seguida, como expõe o artigo que trata da política econômica do governo Lula. O texto de Alexandre Ciconello, que defende o conceito amplo de direitos humanos – Dhesca – e discorre sobre o processo de elaboração do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, poderia ser o primeiro da série. E o PNDH-3, instituído por decreto presidencial, poderia ter sido adotado como referência de toda a coletânea: pela avaliação do grau de cumprimento pelo governo de suas diretrizes, objetivos estratégicos e ações programáticas, seria uma contribuição para que ele não permaneça como “peça de ficção” durante o governo Dilma.

A coletânea contém informações e análises bastante preciosas, e merece uma leitura atenta para que o diálogo e a interação com o governo Dilma possa ganhar um novo patamar – por exemplo, no Fórum Interconselhos, inaugurado este ano. Afinal, o aprofundamento da crise planetária do capitalismo financeirizado e a eclosão em nosso país das mobilizações dos trabalhadores das grandes obras do PAC, dos Correios, bancários, dos segmentos atingidos pelas obras da Copa e das Olimpíadas sinalizam para mudanças necessárias e urgentes no funcionamento do Estado brasileiro.

 A publicação pode ser acessada na página da fundação: www.boell.org.br.



Artigos Relacionados

Guilhotina

Guilhotina #73 – Helena Martins

Feminismos transnacionais

Crianças pretas importam! Marielle Franco e a Lei do Espaço Coruja

por Pâmella Passos e Amanda Mendonça
Desmonte

Eles não têm educação?

Online | Brasil
por Israel Aparecido Gonçalves
ENTREVISTA – CORNÉ KREEMER

“Algo está fermentando sob o coração do noroeste da Europa”

por Viviane Vaz, de Bruxelas

Tranca, contêiner e bomba: a gestão penitenciária da pandemia no Brasil

Online | Brasil
por Ricardo Campello e Rafael Godoi
Populismo e crises

“Os anticorpos da solidariedade”: análise política do discurso “científico”

por Grupo de Pesquisa Discurso
Opinião

De títulos e raças

Online | Brasil
por Ivan Salomão
RESENHAS

Miscelânea