Projeto da Praça – convívio e exclusão no espaço público
Da Siena medieval à São Paulo de hoje, uma grande viagem no tempo, por um espaço determinante da nossa civilização: a praça. Epicentro da pólis, da urbis, da vida organizada em sociedade, a praça é o lugar da diversão, da manifestação política e do exercício da sociabilidade. Neste livro, Sun Alex nos leva por uma dimensão mais ampla da arquitetura e do urbanismo. Parte de uma análise histórica das praças e parques europeus e norte-americanos para destacar sua importância como espaço político.
Quais as características da praça que promove o convívio democrático? Alex começa seu minucioso exame pela questão do livre acesso. É quando vemos que os típicos subúrbios norte-americanos, com suas casas e jardins, substituem o convívio dos parques públicos. Da mesma forma, a sociabilidade se privatiza nos condomínios fechados e se enclausura nos shopping centers, essas “praças sem cidade”, nas palavras do autor.
E as nossas praças? Alex mostra o verdadeiro desmanche promovido em São Paulo e como o uso político, enquanto local de protesto, gerou a política antipraça da ditadura militar. Ele examina praças de desenho “tradicional”, como o Largo do Arouche e a Praça D. José Gaspar, ambas construídas antes de 1950. Segundo o autor, a Praça Roosevelt – de 1970, considerada a primeira praça moderna de influência americana –
representa uma ruptura estética de traçado e uma mudança de atitude no planejamento da cidade, que pouco antes passara a adotar, de forma privilegiada, soluções para a circulação de automóveis. Na sua análise, as praças posteriores, como Liberdade, Santa Cecília e Júlio Prestes, projetadas respectivamente nas décadas 1970, 1980 e 1990, reproduzem, em graus variados, os aspectos negativos da Roosevelt, enfatizando a criação de barreiras. Contudo, ele vai além da crítica e propõe alternativas de projetos para esses espaços.
Sun Alex, cidadão do mundo nascido na China, escolheu o Brasil como pátria e tem São Paulo no coração. Trabalhou como arquiteto em São Francisco, nos Estados Unidos. Doutor pela USP, é especialista em paisagismo. Viajar em sua companhia por tantas culturas e épocas é usufruir de um olhar atento a ensinamentos permanentes.