SEMIÓTICA À LUZ DE GUIMARÃES ROSA
Muitos estudos têm sido dedicados ao maior prosador brasileiro do século XX, mas não pode uma surpresa aparecer quando menos se espera? O livro Semiótica à luz de Guimarães Rosa traz um ângulo inédito de aproximação: ao analisar seis contos das Primeiras estórias (1962), Luiz Tatit revela que Rosa já contém, avant la lettre, precisas formulações de questões ligadas à produção de sentido, as quais só viriam a ser agitadas pela semiótica (a teoria do sentido aí convocada pelo professor da USP) décadas depois. Como se a ficção de Rosa encerrasse, entre suas tantas facetas, também a de um fino comentarista da própria geração da significação, tão rigoroso quanto os doutos especialistas, porém expressando-se num discurso figurativo e ficcional, e não por meio de uma demonstração abstrata.
Tatit demora seu olhar na decifragem das modulações, moções mínimas de que é feita a substância anímica das personagens de Primeiras estórias. O convívio de Tatit com os textos do grande escritor mineiro resulta em análises de um tipo inabitual, nas quais o semioticista opta pela minuciosa observação das situações das personagens rosianas, atento não apenas às transformações narrativas que elas vivem, mas sobretudo às tensões em que são plasmados estados e acontecimentos. Oscilações de velocidade, estreitamentos, dilatações, abrandamentos, tonificações e outras variáveis ligadas à intensidade e à extensão – eis alguns dos pontos focalizados; o conjunto acaba configurando uma rede de sutis transmutações nas “quantidades não numéricas” com que trabalha o pensamento tensivo na semiótica. Mas não temos só um analista da significação descrevendo textos literários: vemos também um escritor a antecipar os tópicos a que os teóricos chegarão um dia. Tatit vai mostrando algo como um sopro musical que sempre acompanha o que está ocorrendo nas histórias e que, com relativa independência dos seus assuntos, molda o ambiente cognitivo e afetivo de cada instante. Lá estão as cifras, tensivas, musicais, veladamente registradas há tempos em Rosa. Agora, com a interpretação de Tatit, podemos enfim começar a ouvi-las.