Suas baterias vão explodir?
A falência da companhia sueca Northvolt frustrou as expectativas de construção de uma indústria europeia de baterias. O fracasso também levanta dúvidas sobre a prioridade dada aos veículos particulares, já que a eletrificação da frota só apresenta benefícios ambientais no caso dos transportes coletivos, alimentados continuamente pela rede elétrica. Isso porque o uso crescente de acumuladores recarregáveis traz riscos que muitas vezes são negligenciados
“Projetos sem controle, saúde em risco.” Em 22 de fevereiro de 2024, cerca de cem moradores de Viviez, em Aveyron (sudeste da França), manifestaram com essa faixa sua preocupação. Cinco dias antes, 1.200 toneladas de baterias elétricas usadas pegaram fogo em um armazém da Société Nouvelle d’Affinage des Métaux (Snam), causando um enorme nuvem de fumaça que alternava entre branco e azul. Resíduos carbonizados e peças metálicas ainda em combustão teriam caído a mais de 4 quilômetros de distância, segundo Laurent Alexandre, deputado do partido França Insubmissa (LFI, esquerda) da região. Para evitar a propagação do fogo, as baterias precisam ser armazenadas por tipo, em células separadas por paredes corta-fogo. Porém, os armazéns incendiados não faziam parte das instalações pertencentes à Snam na cidade classificadas de acordo com o padrão internacional “Seveso, limiar alto”. A empresa especializada no tratamento de resíduos mantinha seu excedente, incluindo baterias de lítio, fora de qualquer…