No próximo dia 17, movimentos sociais, coletivos, ongs e apoiadores da causa indígena se unirão aos mais de 2000 guarani moradores da cidade de São Paulo pelo reconhecimento de suas terras tradicionais.
A mobilização faz parte da CAMPANHA RESISTÊNCIA GUARANI EM SÃO PAULO lançada pela Comissão Guarani Yyvyrupa (CGY) — organização política autônoma que congrega as aldeias do povo Guarani localizadas no Sul e Sudeste do Brasil — visa pressionar o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a demarcar os cerca de 16 mil hectares referentes as terras indígenas Jaraguá e Tenondé Porã.
Além da mobilização nas ruas, a CGY lançou também uma plataforma multimídia com vídeos, mapas, textos e fotos onde é possível conhecer detalhes das reivindicações feitas pelas comunidades
http://campanhaguaranisp.yvyrupa.org.br/
Na internet, também é possível manifestar seu apoio à causa assinando a petição que exige do Ministério da Justiça a demarcação das Terras Indígenas Guarani na Grande São Paulo.
https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministro_da_Justica_Jose_Eduardo_Cardozo_Declaracao_das_Terras_Indigenas_Tenonde_Pora_e_Jaragua_na_Grande_Sao_Paulo/?nvFylhb
Artigos Relacionados

Junho de 2022: o plano Biden para a América do Sul
Online
|
América Latina
por Luciana Wietchikoski e Lívia Peres Milani

PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL
A reta final da Constituinte chilena
Online
|
Chile
por David Ribeiro

ENTREVISTA – EMBAIXADORA THEREZA QUINTELLA
Balança geopolítica mundial deve pender para o lado asiático
Edição 180
|
EUA
por Roberto Amaral e Pedro Amaral

UMA NOVA LEI EUROPEIA SOBRE OS SERVIÇOS DIGITAIS
Para automatizar a censura, clique aqui
Edição 180
|
Europa
por Clément Perarnaud