A decisão de voto em uma sociedade digital
Esfera pública cindida, opiniões medidas por likes, políticos reféns da lógica das redes digitais. De fato, há muitos motivos de preocupação. No entanto, é um equívoco pensar que as novas mídias on-line são apenas um perigo para a democracia. Elas são um espaço onde vozes marginalizadas podem se expressar. Estimulam o conflito, mas em si isso não precisa ser um problema. Sem disputa política não há democracia, não há questionamento de desigualdades
Em 2024, diversas eleições ocorrerão ao redor do mundo, e há uma crescente demanda por medir como o ambiente digital influencia o voto do cidadão. Apesar de termos cada vez mais dados sobre o comportamento e os interesses dos eleitores e uma capacidade crescente de produzir ações de comunicação personalizadas nas novas plataformas digitais, mensurar o impacto desse ambiente no voto não é tão simples. Isso porque entre o uso de uma tecnologia de comunicação – seja ela digital ou não – e a decisão do eleitor não há um salto direto. Para entendermos o processo complexo que liga o espaço digital ao voto é preciso considerar ao menos três dimensões. Em primeiro lugar, a influência da tecnologia no modo como as pessoas formam suas visões de mundo, leem a realidade e compõem o que Hannah Arendt chama de mundo comum. Em segundo lugar, o efeito da tecnologia na forma…