HISTÓRIA DE UM ESTADO MOLDADO POR MAGNATAS

A “república oligárquica da Ucrânia”

Investigadores ucranianos revelaram em novembro a existência de um vasto sistema de desvio de fundos no setor de energia. Esse escândalo denuncia a persistência de uma corrupção endêmica no país, apesar da guerra, que parecia enfraquecer os clãs político-financeiros. Desde o colapso da União Soviética, esses grupos passaram por reconfigurações incessantes, apesar das promessas governamentais

Quando foi eleito com 73% dos votos na eleição presidencial de 2019, Volodymyr Zelensky prometeu “uma mudança de era”. Após décadas de uma política nacional fagocitada pelos interesses oligárquicos, ele gozava da imagem de candidato acidental e íntegro que encarnara na série televisiva de sucesso Servo do povo. Seis anos depois, o presidente vê-se confrontado com o maior escândalo de corrupção que o país conheceu desde a invasão russa de fevereiro de 2022. O Escritório Nacional Anticorrupção (Nabu) revelou, em meados de novembro, a existência de um sistema de extorsão de subornos junto a subcontratados da Energoatom, a operadora pública no setor de energia nuclear civil. Envolvendo somas avaliadas em mais de US$ 100 milhões, o esquema de corrupção contribuiu para enfraquecer uma rede de produção elétrica regularmente atacada por bombardeios russos e fragilizada por uma governança opaca. As revelações custaram o cargo dos ministros da Justiça e da Energia.…

Leia mais sobre o tema: