Cozinhas Populares apontam caminhos para a soberania alimentar

Precarização da vida e do trabalho, aprovação da PEC do Teto de Gastos e reformas trabalhista e da previdência. Foi nesse contexto que a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, escancarando as diversas faces das crises política, social e econômica que o país enfrenta desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, em 2016. De …

por em

A história que o agro não conta: violência, fome e devastação

Não faltam dados sobre a implicação e o impacto do agronegócio nos conflitos por terra no Brasil, em crimes ambientais, na violência armada praticada contra os povos originários, em denúncias de trabalho escravo e na fome. Há uma vasta documentação produzida sobre as violações de direitos que ocorrem cotidianamente no campo brasileiro. Diante de tudo …

por em

A experiência dos quintais produtivos no Morro do Sossego

O Morro do Sossego está localizado no bairro Pantanal,  no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que, atualmente, abriga quase um milhão de habitantes em seus 465 km². Seus limites estendem-se aos municípios de Miguel Pereira, Petrópolis, Magé, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Nova Iguaçu.  O município é dividido em …

por em

Por que a reforma agrária não acontece?

Todas as vezes que nos propomos a refletir sobre a reforma agrária no Brasil, em especial no estado do Rio de Janeiro, nos colocamos diante de perguntas e respostas que não parecem fazer o menor sentido, principalmente se considerarmos a Constituição de 1988, as desigualdades sociais estabelecidas historicamente e o suposto interesse social de construir …

por em

Por que podemos dizer que agro é fome?

Por que tantas pessoas insistem em afirmar que o agro gera fome? Para começar a responder a essa pergunta devemos, antes de mais nada, entender quem é o agro. Se nos guiarmos pela campanha midiática, o agro é tudo. Tudo e todos. É a agricultura moderna de exportação, a agricultura familiar que coloca comida no …

por em

As doenças do capitalismo e a luta contra o agronegócio

Nos anos 1990, a Universidade de Oxford publicou uma coletânea de artigos sobre o risco crescente de novos vírus capazes de produzir epidemias globais por causa da destruição da natureza (MORSE, 1996). Escritos em tom de urgência, os artigos buscavam apontar como as transformações econômicas, a urbanização e as mudanças climáticas criam condições para que …

por em