Fogo é usado como arma de expulsão de povos e comunidades

“Tudo que a gente tinha foi queimado. Foi aquele alvoroço, as pessoas tentando salvar o que podia, e os pistoleiros atirando também. Dois dias depois, eles voltaram e queimaram o restante. Fizeram muita tortura na casa de um idoso, que um dia depois infartou, uma mulher teve um derrame por conta de todo o terror. …

por em

A vacinação é direito do cidadão e um dever do Estado

No dia 19 de janeiro de 2021 as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em indígenas brasileiros. No Plano Nacional de Iminuzação (PNI), os povos indígenas foram contemplados como um dos grupos prioritários para a vacinação. Entretanto, a imunização, iniciada há seis meses enfrentou vários questionamentos devido aos critérios adotados pelo Ministério …

por em

Munduruku e Yanomami travam lutas contra a mineração e garimpo

Por inúmeras vezes, nos pouco mais de 900 dias de presidência da República sob a gestão de Bolsonaro, ouviu-se a defesa enfática do garimpo e da mineração em Terras Indígenas (TIs). “Em Roraima, tem trilhões de reais embaixo da terra […] Não querem deixar que eles evoluam, não querem deixar que eles plantem nas suas …

por em