Apresentação Dossiê Le Monde Diplomatique Brasil
Silvio Caccia Bava
O Le Monde Diplomatique Brasil oferece para você, nesta edição, a degustação de um novo produto: o Dossiê Le Monde Diplomatique Brasil, que durante mais três meses virá na forma de um encarte do jornal e depois vai ganhar autonomia, tornando-se uma publicação mais robusta, bimestral, a ser distribuída pelas bancas.
Dossiê vem atender a demanda especialmente de um público jovem que precisa aprofundar seu conhecimento sobre temas importantes, como é o desta edição, que trata da Internet e seus fenômenos mais recentes, com destaque para o Wikileaks e seu enorme impacto mundial.
Reuniremos, a cada edição, os melhores artigos já publicados pelo jornal Le Monde Diplomatiquesobre um determinado tema, e buscaremos os melhores especialistas brasileiros para também tratarem deste tema, numa perspectiva de estimular o debate e o contraditório dentro de um campo político popular e democrático.
Criamos este período de “incubação” do Dossiê como um encarte do jornal para acolher todas as avaliações e proposições da parte de vocês, leitores, buscando identificar esta nova publicação com seus interesses e, utilizando de todo o acervo do jornal, oferecer algo que corresponda às suas expectativas. Esperamos sugestões quanto à forma e conteúdo. Criamos um email especial para acolher as suas proposições. Escrevam para dossie@diplomatique.org.br e nos ajudem a aprimorar este novo projeto com suas críticas e sugestões. Na próxima edição trataremos do tema da Cultura.
Esta publicação foi possível devido ao patrocínio da Petrobras, empresa que apóia iniciativas culturais via lei de incentivo.
Boa leitura!
Silvio Caccia Bava
Diretor e editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil