As fake news estão de olho no Bolsa Família
É necessário combater a desinformação, promover a segurança online e disseminar notícias em canais seguros e confiáveis
Com a internet presente em mais de 90% dos domicílios brasileiros, o universo digital já é uma realidade no país em todas as classes sociais, do ambiente rural ao urbano. Nesse cenário, golpes digitais e informações fraudulentas passaram a ser frequentes nas redes sociais, tornando-se, inclusive, um enorme desafio na gestão das políticas sociais.
As fake news estão em todos os lugares. Elas já mudaram o rumo dos indicadores de vacinação no país e já coletaram dados em massa para o roubo de benefícios sociais. Além disso, diariamente, tiram a paz de famílias que dependem de políticas públicas e assistência social com falsos anúncios sobre o fim dos programas, o que só aumenta a insegurança de grupos sociais já bastante desfavorecidos.
Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, de 2024, afirma que quase 90% da população brasileira admite ter acreditado em conteúdos falsos. Segundo o mesmo levantamento, oito em cada dez brasileiros já deram credibilidade as fake news. Quanto ao conteúdo das notícias falsas em que acreditaram, 62% tratavam-se de políticas públicas.
As famílias mais vulneráveis, foco principal das políticas sociais, foram introduzidas ao acesso à “bancarização” online para o acompanhamento de seus benefícios. Desde 2020, o aplicativo Caixa Tem foi um dos mais baixados no país, assim como os do Bolsa Família, Gov.br e Meu INSS. Entretanto, a partir do momento que se tornam presentes no universo virtual, elas se tornam suscetíveis a diversos “assédios”, como ofertas de empréstimos indevidos e com juros abusivos, mensagens com “links espiões”, que roubam dados e acessos, como os benefícios sociais. Em muitos casos, os valores são desviados antes mesmo de a família passar a acessá-los.
No projeto Ju do Bolsa, que utiliza a inteligência artificial (IA) para tornar mais fácil e rápida a busca por informações sobre direitos e benefícios sociais, já foram atendidas mais de 45 mil pessoas desde seu lançamento, e, com isso, tem-se um retrato desse tema. Inclusive, essa é uma das razões que motivaram a criação da Ju do Bolsa: facilitar o acesso à informação sobre benefícios sociais, tendo como um de seus pilares o enfrentamento das fake news e da desinformação.
Nos dois últimos meses, recebemos em nossos canais diversos relatos sobre falsos comentários e postagens afirmando que o Governo Federal teria decretado o fim do Programa Bolsa Família; falsa informação de que o valor do benefício seria reduzido; falsa notícia de que o valor do benefício seria aumentado para R$1.200, além de denúncias sobre links “espiões”, que indicavam ser um serviço para solicitar o Auxílio Gás ou verificar a situação do benefício, mas que invadiam o aplicativo da Caixa Tem para colher dados e desviar recursos.
Podemos fazer um paralelo direto dessa questão com as ameaças online sofridas por aposentados e pensionistas do INSS, que foram alertados sobre um golpe no qual fraudadores alegavam a existência de uma suposta lista de pedidos de benefícios indeferidos pelo instituto para entrar com ação na Justiça, reunindo dessa forma documentos, autorizações e senhas de beneficiários.
Para enfrentar esses desafios, instituições públicas precisam formular estratégias que incluam a promoção da educação midiática e a verificação rigorosa das fontes de informação, para fortalecer a comunicação do país e garantir que a população receba informações precisas e confiáveis. É necessário que os movimentos sociais e organizações se unam nesses esforços, trabalhando essas informações com seus públicos prioritários, para gerar mais confiança, preparo e boas informações para serem compartilhadas.
Não basta oferecer benefícios sociais. É preciso combater a desinformação, promover a segurança online e disseminar, sempre e repetidas vezes, a informação correta, em canais seguros e confiáveis.
Betina Brender é diretora-adjunta da Quid.
Paola Carvalho é diretora da Rede Brasileira da Renda Básica.
Elas integram a equipe do projeto Ju do Bolsa, a primeira assistente virtual do Brasil que tira dúvidas sobre Bolsa Família e outros programas sociais nas redes digitais.